O iiLab acolheu um workshop acerca dos últimos desenvolvimentos da Agenda da Produtech R3 do PRR. O INESC TEC apresentou um sistema para manobrar robôs de forma remota e precisa.

O INESC TEC recebeu a apresentação dos últimos resultados do demonstrador da Navigator, inserido no capítulo de “Empilhadores autónomos, com controlo remoto, para processos de carga e descarga de paletes”, da Agenda da Produtech R3 do PRR, um projeto que quer capacitar a fileira das tecnologias de produção para transformar e qualificar a Indústria.

Durante todo o dia, no iiLAB, o workshop que juntou mais de 30 participantes permitiu às instituições que integram o demonstrador – CCG, INESC TEC, FlowBotic, Infinite Foundry, Navigator e NOS – não só apresentar trabalho feito, mas também realizar demonstrações de alguns protótipos.

“Por parte do INESC TEC, foi apresentado um sistema de controlo remoto para robôs móveis autónomos (AMR), com recurso a tecnologias de realidade virtual e comunicação com recurso à rede 5G. O sistema permite que os operadores manobrem os robôs de forma remota com alta precisão, imersão e baixa latência”, refere Manuel Couto, investigador do INESC TEC

Manuel Silva, também investigador do INESC TEC, acrescenta que o dia permitiu “cobrir a totalidade dos trabalhos em curso”. E havia muito para dar conta: desde a simulação do sistema automatizado de carga de camiões na Navigator em Setúbal à implantação de um gémeo digital para detetar as melhores soluções a aplicar na prática, passando pelas caraterísticas da rede 5G que dará suporte à teleoperação de AMR, e sem esquecer o projeto do AMR empilhador e os sistemas de deteção de paletes para automatização de tarefas de AMR e de teleoperação de AMR usando Realidade Aumentada.

“Este evento traduziu-se num enorme sucesso, com um elevado nível de discussão técnica e de troca de ideias relativas ao trabalho em desenvolvimento e aos próximos passos a seguir”, sublinha.

O Pacto de Inovação PRODUTECH R3 apresenta-se como uma iniciativa estratégica e integrada, para “induzir uma alteração estruturante da Fileira das Tecnologias de Produção (FTP)”.  O projeto conta com 108 empresas e entidades dos principais setores da indústria e do sistema científico e tecnológico.

Desde janeiro de 2022 que o INESC TEC faz parte do consórcio, estando responsável pelo pacote de trabalho relacionado com o desenvolvimento de soluções para logística interna na indústria. O projeto prevê o desenvolvimento colaborativo de 85 novos produtos e serviços inovadores e a sua demonstração em mais de 52 pilotos.

Os parceiros irão realizar novo evento para acompanhar o desenrolar do projeto já em setembro, desta vez em Guimarães, na Universidade do Minho.

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC e ao ISEP.