No âmbito da II Semana da Agricultura da UTAD, Hélder Ramos, sócio-gerente da empresa hortícola Horto Descanso, Lda (com sede no concelho de Torres Vedras) foi o orador convidado para falar do “Dia-a-dia no Setor Hortícola”.

Atualmente, a Horto Descanso conta com uma área de 12 hectares em estufas e 10 hectares em ar livre. Em agricultura protegida, a produção é principalmente de tomate, curgete e beringelas. Já ao ar livre, produz abóboras, pimentos e couve coração.

Diz o produtor que desde a constituição da empresa, a Horto Descanso foi crescendo e evoluindo, mas todos os dias há novos desafios que passam pelo aparecimento de novos vírus, intempéries bem como as oscilações do mercado.

Ter consciência das dificuldades apesar de um bom planeamento Durante a sua intervenção na sessão, quis passar essa mensagem aos alunos presentes.

“É necessário ter consciência, que apesar de um bom planeamento, podem aparecer problemas, como as pragas e bactérias nas culturas, passando pela questão do mercado onde com a lei da oferta e procura os preços variam. Contudo, quando trabalhamos bem e se tivermos um produto com qualidade, temos sempre garantias que vamos sobreviver”, conta.

De referir que, 80% da sua produção é exportada e para fazer face ao aparecimento de novas pragas tem apostado em variedades mais resistentes.

Leia este e outros artigos na reportagem completa da II Semana da Agricultura da UTAD na Revista Voz do Campo: edição de maio 2024