No dinâmico cenário da agricultura moderna, a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na otimização de processos e aumento da produtividade. Entre as inovações que têm se destacado, os drones emergem como ferramentas indispensáveis para a agricultura de precisão.

Para entender melhor essa transformação, conversámos durante a Feira Nacional de Agricultura (FNA) com Anderson Silva, responsável comercial da HPDRONES, uma empresa pioneira em soluções inovadoras com drones e distribuidores exclusivos da marca DJI Agriculture.

Anderson Silva, conta que no setor agrícola, os drones da HPDRONES são utilizados principalmente para análise de culturas e pulverização. “A análise é realizada com drones equipados com sensores multiespectrais de alta capacidade. Esses drones podem monitorar o estado das culturas, detetar índices de vegetação, identificar stress hídrico e criar mapas de falhas com uma precisão impressionante, muito superior à das imagens de satélite. A grande vantagem dos drones em relação aos satélites é a resolução (…).

Enquanto uma imagem de satélite pode ter uma resolução em metros, uma imagem capturada por um drone pode ter uma resolução abaixo dos 5 cm. Isso permite uma análise muito mais detalhada e precisa”, considera o responsável comercial da empresa.

Além da análise, a HPDRONES oferece drones de pulverização que, com base nas análises prévias, podem aplicar produtos de forma precisa e eficiente. Essa tecnologia não só melhora a eficácia do tratamento das culturas como também otimiza o uso de produtos, reduzindo custos e impactos ambientais.

Segundo Anderson Silva, a aceitação dos agricultores tem crescido gradualmente. “Temos tido cada vez mais abertura. Trabalhamos há alguns anos no mercado e o trabalho nas Feiras é um investimento a longo prazo. Realizamos muitas provas de campo e mostramos resultados práticos, pois a agricultura vende-se no campo, a voar e mostrar resultados”, sustenta.

o entanto, para Anderson Silva o maior desafio não é a tecnologia, mas a legislação. “O maior bloqueio que existe está ao nível da aplicação com drone. O piloto que vai operar precisa de ter uma formação específica (…). A HPDRONES não só vende o drone em si, mas toda uma solução, formação, consultoria para a obtenção das autorizações de voo”, realça (…).

Saiba mais:  HPDRONES

→ Mais desenvolvimento na Revista Voz do Campo: edição de julho 2024