Em resposta aos protestos ocorridos por toda a Europa, foi anunciado em março de 2024 o lançamento do novo Observatório da Cadeia Agroalimentar da UE (AFCO), como uma das medidas para fortalecer a posição dos agricultores na cadeia de abastecimento alimentar. A primeira reunião do AFCO teve lugar a 17 de julho de 2024.

De acordo com a Comissão Europeia, o objetivo do Observatório é “compreender melhor o funcionamento da cadeia de abastecimento e aumentar a transparência sobre os preços, a estrutura de custos e a distribuição das margens e do valor acrescentado, respeitando as regras de confidencialidade e concorrência.”

Entre as principais tarefas do Observatório estão a troca de informações e a avaliação da situação na cadeia de abastecimento alimentar. A médio prazo, o AFCO desenvolverá metodologias para monitorar a estrutura de custos e a distribuição de margens e valor acrescentado ao longo da cadeia.

O Comissário para a Agricultura, Janusz Wojciechowski, abriu a reunião inaugural do Observatório, relembrando os objetivos do grupo e o trabalho futuro. Durante esta primeira reunião, foi apresentado um mapeamento inicial dos dados disponíveis sobre preços, custos e valor acrescentado, e os membros trocaram as suas primeiras impressões sobre a situação da cadeia agroalimentar na UE e nos seus respetivos países.

Os membros do Observatório são representantes das autoridades nacionais dos 27 países da UE, bem como de 48 organizações de stakeholders que operam dentro da cadeia agroalimentar. O Parlamento Europeu, o Comité das Regiões e o Comité Económico e Social Europeu têm status de observadores. A lista de membros e observadores do AFCO está disponível no Registo de grupos de peritos da Comissão.

A segunda reunião plenária do Observatório está agendada para o outono deste ano.

Este novo organismo promete ser um passo importante para restaurar a confiança e melhorar a transparência na cadeia agroalimentar da UE, beneficiando todos os intervenientes, desde os agricultores até aos consumidores finais.

FONTE: EUROPATAT