A (e última) sessão da 7ª edição da Formação Técnica de Cereais de Outono/Inverno teve lugar no Polo de Elvas do INIAV, na passada sexta-feira, dia 19 de julho.

A sessão teve como mote a qualidade dos cereais e o balanço da campanha. Um dia muito rico, que arrancou nos laboratórios do INIAV, com a determinação, por grupos, dos parâmetros mais importantes da qualidade dos cereais.

Os trabalhos prosseguiram já em auditório, primeiramente sobre a importância da semente certificada, pelas mãos de Joana Lopes Aleixo da Anseme e, de seguida, sobre o trabalho em fileira desenvolvido em torno da marca Cereais Do Alentejo para valorização dos cereais nacionais, pelas mãos de Astride Sousa Monteiro da ANPOC.

Já o balanço da campanha foi feito de forma participativa, com apresentações de Paulo Velez da CERSUL – responsável pela parcela acompanhada nesta sessão da formação -, Ana Sofia Almeida, da comissão organizadora da formação, e de vários formandos que trouxeram as suas próprias contas de cultura para partilha e debate.

Tempo houve, também, para Rui Almeida da CONSULAI falar sobre a importância de uma comunicação eficaz e apresentar o projeto B-Rural.

A sessão foi ainda marcada pelos testemunhos das várias empresas patrocinadoras, destacando-se um momento de homenagem a João Castro Pinto, investigador e técnico da ADP Fertilizantes, que dedicadamente colaborou, ao longo das várias edições, na Formação Técnica de Cereais de Outono/Inverno.

A sessão terminou com a entrega solene dos certificados.

Uma organização:

ANPOC – Associação Nacional de Produtores de Cereais

INIAV, IP – Polo de Elvas

Instituto Politécnico de Beja


Com apoio:

Lusosem – Produtos para Agricultura SA

Hidrosoph

BASF

ADP Fertilizantes

Agrovete, S.A.

Syngenta Portugal

CONSULAI


Com financiamento:

PDR 2020

Operação 2.1.4 / 2023


Artigo relacionado:

8ª Edição Formação Técnica de Cereais de Outono/Inverno – 2024/2025