A AENOR oferece uma elevada panóplia de certificados, validações e verificações ambientais, que permitem a uma organização, independentemente da sua atividade, reforçar o seu compromisso com o meio ambiente, minimizando os impactos e favorecendo a melhor gestão dos recursos.

Na AENOR apoiamos as boas práticas em matéria ambiental a todos os níveis, seja na gestão ambiental global, na economia circular, nos temas associados às alterações climáticas, na gestão de recursos e, obviamente, no Setor Florestal.

As florestas são refúgios para a biodiversidade, uma fonte de recursos e representam uma parte essencial do património natural e do futuro da sociedade.

Mitigar as alterações climáticas ao abordar as questões como a desflorestação, a poluição e a sustentabilidade ambiental, ajuda a preservar a qualidade de vida num ambiente saudável e de bem-estar geral.

A adequação das práticas florestais e a sustentabilidade da gestão florestal são a base para a manutenção do equilíbrio e um requisito fundamental no combate à degradação florestal, à desertificação e à perda de biodiversidade.

Por isso na AENOR, podemos encontrar associadas ao setor florestal: a certificação da Cadeia de Custódia PEFC, que se destina às empresas de transformação e comercialização de produtos de base florestal, através da qual revelam o seu compromisso com a preservação da floresta ao longo de toda a cadeia de abastecimento dos seus produtos, garantindo que o material florestal e arbóreo dos produtos que ostentam ou, que são rotulados como tal, provêm de florestas geridas de forma sustentável, de material reciclado e/ou de fontes controladas pelo PEFC; a certificação da Cadeia de Custódia FSC, que verifica a rastreabilidade do material ao longo da cadeia produtiva, com o objetivo de promover uma gestão florestal sustentável, economicamente viável, socialmente benéfica e ambientalmente responsável, permitindo às empresas rotular os seus produtos certificados FSC e, ao consumidor, identificar e escolher os produtos que apoiam uma gestão florestal responsável; a certificação BIOmasud de biocombustíveis sólidos para uso doméstico, a certificação ENplus Pellets de madeira para usos térmicos e a certificação EUTR 995 do Sistema due diligence.

Então considera que uma Gestão Florestal Sustentável é fundamental para setor, para os níveis de empregabilidade e uma resposta às novas exigências económicas?

Claro que sim! Com as preocupações crescentes sobre a desflorestação e as alterações climáticas, a gestão florestal assumiu uma importância significativa na condução dos esforços de sustentabilidade em todo o mundo, tendo um papel preponderante para a economia de um país, abrangendo os princípios e práticas necessários para uma gestão florestal responsável e amiga do ambiente, envolvendo o equilíbrio de fatores ecológicos, económicos e sociais para garantir a saúde e a produtividade das florestas a longo prazo.

Para os profissionais florestais, conservacionistas e ambientalistas, esta gestão é a base que lhes dá confiança para promover a biodiversidade, mitigar as alterações climáticas e proteger os recursos naturais e que lhes abre as portas para as empresas envolvidas na fabricação de madeira e produtos de madeira, que necessitam de profissionais com experiência em gestão florestal sustentável, para garantir uma cadeia de abastecimento sustentável. Também as entidades governamentais, reconhecem o valor desta competência no desenvolvimento de políticas sustentáveis de utilização dos solos e na promoção de práticas florestais responsáveis (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de julho 2024