A Fravizel marcou presença na 13ª Edição da ExpoFlorestal, com equipamentos para todas as fases do setor florestal, desde a preparação de terreno até à movimentação de material lenhoso e corte de povoamentos florestais. A celebrar 40 anos, a exportação representa mais de 50% da sua produção, onde possui uma vasta gama de produtos patenteados.

A celebrar 4 décadas, a Fravizel, é uma empresa de engenharia metalomecânica que desenvolve e fabrica equipamentos para o setor da pedra natural, floresta e outras indústrias. Composta por uma equipa jovem e com o reforço da segunda geração familiar na empresa. “O futuro é passar o conhecimento para a juventude. 47% dos colaboradores têm menos de 30 anos, é uma equipa preparada para o futuro. Estamos preparados para criar e enfrentar desafios”, garante o fundador Eliseu Frazão, recordando que tudo começou quando ainda não tinha vinte anos e que o início do negócio começou por centrar a sua atividade na reparação de máquinas e veículos.

A empresa, que possui centenas de produtos patenteados, já exporta para mais de 60 países dos cinco continentes (Europa, América, Ásia, África e Oceânia) as máquinas e os equipamentos que desenvolve e fabrica, tendo como destino os setores da pedra natural (extração e transformação) e floresta. “No ano passado fomos das empresas que mais patentes europeias pedimos. A exportação representa mais de 50% da nossa produção”, regista orgulhoso Eliseu Frazão.

As propostas das novas máquinas e equipamentos desenvolvidas e fabricadas pela Fravizel têm como objetivo “o aumento da produtividade” das empresas clientes, mas também “a redução de custos e de emissões CO2”, salienta o empresário à nossa reportagem durante a ExpoFlorestal.

Sobre o setor florestal, o empresário partilha que apesar de muito se ter feito nos últimos cinco anos, o desafio é grande e as oportunidades também são muitas. “O processo de melhoria é um processo constante, contínuo. A floresta tem um potencial enorme porque tudo se transforma (…). Há evolução. Eliseu Frazão considera ainda que, “só conseguimos fazer o produto certo se tivermos o feedback do cliente e as suas necessidades. O cliente é um parceiro indispensável”.

Em Portugal a Fravizel conta com vários parceiros desde o pequeno produtor florestal passando pelos grandes Grupos, a par também de parceiros internacionais.

Sem querer desvendar muito, Eliseu Frazão, finaliza que muito em breve haverá novos produtos no mercado tanto para a floresta como para a componente da área da pedra (…).

Presença da Fravizel na 13.ª edição da ExpoFlorestal ↓

Mais informações em: Fravizel

→ Leia a reportagem completa na Revista Voz do Campo: edição de julho 2024