A OCDE publicou o estudo “Fertile Futures: Scenario Analysis on the Interconnected Dynamics of Fertiliser and Agricultural Markets”, elaborado por Marcel Adenäuer, Edith Laget e Merritt Cluff.

Este trabalho utiliza o modelo OECD-FAO Aglink-Cosimo para examinar a complexa interação entre os mercados de fertilizantes, políticas e as suas repercussões nos mercados agrícolas, segurança alimentar e sustentabilidade ambiental a médio prazo.

Esta análise apresenta dois cenários distintos. No primeiro, mostra-se que, embora as interrupções de curto prazo no fornecimento de fertilizantes possam ser mitigadas pelos stocks existentes, défices prolongados aumentariam os preços globais dos alimentos em até 6%, ameaçando a agricultura a longo prazo.

No segundo cenário, a eliminação dos subsídios aos fertilizantes na Índia resulta na redução do uso doméstico, diminuindo a produção agrícola e as exportações, enquanto aumentam as importações. Embora isso cause um aumento modesto de 0,8% nos preços globais dos alimentos, reduzirá substancialmente as emissões agrícolas de gases de efeito estufa em 7 milhões de toneladas de CO2 equivalente, destacando o papel crucial das políticas domésticas na obtenção de metas globais de sustentabilidade ambiental.

→ Consulte o documento na íntegra aqui (Versão em inglês)

Fonte: Rede Rural Nacional