Introdução

A introdução da Vespa velutina nigrithorax em 2004 na França deu-se com a chegada de rainhas fecundadas. Daniela Hölzle sofre com a Vespa asiática em Provença, sul de França. Para minimizar os danos causados, aplica várias medidas para proteger e reduzir a pressão.

Figura 2. Danos nas uvas causados pelas vespas asiáticas

Efeitos nas colónias

As abelhas são a presa ideal durante a fase proteica. As consequências podem ser dramáticas, dependendo da pressão:
– As vespas pairam sob e/ou na frente da prancha de voo para capturar as abelhas que retornam à colmeia, dissecam o tórax rico em proteínas para alimentar as larvas.
– O pairar e zumbido causam stresse nas abelhas: não saem da colmeia e agrupam-se na prancha de voo. Em colónias fracas, as vespas invadem massivamente e destroem a colónia, Daniela viu colónias morrerem mesmo alimentadas. Não só as colónias se perdem, mas a produção de mel é afetada, levando a perdas financeiras.

Danos e perigos da Vespa velutina fora do setor apícola

A forte presença de Vespa causa prejuízos nas culturas. A vespa asiática é muito territorial e ataca massivamente se se aproximam do ninho. Este comportamento aumenta o risco para todos os profissionais do setor agrícola. As vespas estabeleceram-se e adaptaram-se perfeitamente às condições. Ninhos foram encontrados em sebes e até no solo, aumentando o perigo para os cidadãos. Há perdas severas de abelhas, polinizadores e outros insetos. A competição por recursos, tem impacto na cadeia alimentar de aves e anfíbios e insetos.

Medidas de controlo e proteção ao longo do ano

Monitorização
A monitorização serve para conhecer e avaliar o raio de propagação (início da primavera até final do outono). Estima-se que o raio de propagação seja aproximadamente 90km/ano.

Destruição do ninho
É dos métodos mais importantes, ninhos primários na primavera e ninhos secundários até finais de outubro. Os ninhos devem ser localizados e destruídos, existem vários métodos.

AVISO! A remoção do ninho só deve ser realizada por especialistas!

Triangulação
O objetivo deste método é restringir a localização do ninho da vespa de forma simples por radio telemetria. As vespas são observadas em pelo menos três locais diferentes e as direções de voo são transferidas para um mapa. A intersecção das linhas mostra a localização suspeita do ninho.

A radio telemetria
É um método muito caro e demorado. A vespa é capturada viva e pesada antes de colocar um pequeno transmissor. Podendo ser localizada pelo sistema de radar. Várias vespas intercetadas são marcadas com cores e a frequência de voo e a direção de partida são analisadas para determinar a direção e distância do ninho.

Armadilhas altamente seletivas
Método importante para controlar as vespas asiáticas é capturar as rainhas fundadoras na primavera. Apenas armadilhas seletivas devem ser utilizadas para evitar que outros insetos morram nas armadilhas, o que prejudicaria a biodiversidade. Apanhar as rainhas fundadoras na primavera impede que fundem um ninho no final da temporada.

Importante:
Início da primavera: a vespa asiática voa cerca de 4 semanas antes da vespa europeia, portanto a Vespa crabro não corre perigo durante este período (…).

Mais informações em: BeeVital

 

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de julho 2024

Autoria: Azucena Marques, BeeVital