A MACHRENT é uma empresa 100% portuguesa apaixonada por aquilo que faz, o aluguer de máquinas. Criada no final de 2007, em 2021 viram-se para o setor agrícola para responder às necessidades na zona de influência do Alqueva.

Hoje, continua a investir no setor com a expansão da equipa e atividade para o Ribatejo, Estremadura e Beira Baixa, com máquinas +Verdes, alinhadas com a sustentabilidade ambiental. Fique a conhecer na entrevista, ao administrador, Paulo Martins, as principais vantagens do aluguer de máquinas.

Como define a MACHRENT?

A MACHRENT é uma empresa multinacional 100% portuguesa apaixonada por aquilo que faz, o aluguer de máquinas. Fundada em 2007, somos mais de 250 pessoas no total, dedicadas a dar o seu melhor para aumentar a produtividade, a competitividade e a sustentabilidade das comunidades onde investimos. Somos uma entidade independente que identifica os principais problemas de diferentes setores de atividade, que investe na compra e no desenvolvimento das melhores tecnologias de modo a inovar e reforçar a gama de soluções. Disponibilizamos máquinas e ferramentas através do acesso fácil a várias configurações de aluguer. Procuramos vender tranquilidade aos nossos clientes na utilização destes recursos de uma forma completamente alinhada com os seus interesses. Damos acesso fácil a alugueres, de curto a longo prazo, em que o cliente só paga pelo período de utilização e não pelas avarias das máquinas.

Quais os principais marcos que podem ser destacados nestes anos de atividade?

A MACHRENT foi fundada em 2007 com uma frota nova dedicada à construção e três delegações em Portugal. Apesar da inesperada crise financeira global de 2008, expandimos para o setor industrial e criámos o primeiro centro de formação com a certificação IPAF. Em 2013, internacionalizámos com duas delegações em Moçambique. Em 2015, mudámos a nossa imagem para verde, refletindo o nosso compromisso com a sustentabilidade. Diversificámos para setores como gás e combustíveis, eventos, floresta, serviços e organismos governamentais. Em 2019, adquirimos a Vendap em Moçambique. Em 2021, entrámos na agricultura e abrimos duas novas delegações. Começámos a responder às necessidades da zona de influência do Alqueva e desde então temos vindo a expandir para novas regiões. Atualmente, temos em Portugal mais de 2600 unidades de máquinas e ferramentas, distribuídas por cerca de 220 categorias e com a proximidade de seis delegações em Portugal (Porto, Pombal, Lisboa, Viana do Alentejo, Beja e Algarve).

Quais são as principais vantagens de alugar uma máquina?

A maior tranquilidade para o Cliente fornecida pelo nosso conceito de aluguer. Com a MACHRENT, a nossa relação principal com o Cliente começa com a entrega da máquina, contrariamente à compra tradicional onde a relação, na prática, acaba com a entrega da máquina e o recebimento do preço total. Isto faz toda a diferença. Na MACHRENT os Clientes têm acesso à “Máquina-como-um-Serviço”. É uma relação de grande e contínua proximidade que só termina no final da utilização da máquina. Os nossos clientes não pagam pelo tempo em que as máquinas estão paradas por avarias, e a MACHRENT só cobra pelo tempo de uso, o que nos obriga a responder rapidamente e com a máxima qualidade. É por isto que as máquinas MACHRENT desfrutam de um plano de assistência técnica único de cobertura nacional, preventivo e corretivo, com stock próprio de peças, suportado por mais de 60 técnicos em oficinas e unidades móveis. E mais, quer seja de curta ou longa duração, o Cliente poderá opcionalmente contratar um serviço de 24 h/ 365 dias, máquina de substituição, proteção de danos, transporte e acesso preferencial a outro tipo de máquinas. Para quê comprar uma máquina que desvaloriza e sofrer com as chatices que vêm a seguir? Na MACHRENT pode alugar facilmente as melhores máquinas com custos controlados, sem se endividar e sem desviar os investimentos da sua atividade principal e colher assim muito mais tranquilidade.

Qual tem sido a evolução do mercado?

Nos últimos anos, o mercado de aluguer de máquinas em Portugal tem crescido significativamente, especialmente quando comparado à compra tradicional. Setores como a floresta, agroalimentar e agricultura, estão a reconhecer as vantagens económicas e operacionais do aluguer, como a redução de custos de manutenção, a flexibilidade na atualização de máquinas e a redução de riscos associados a possíveis disrupções tecnológicas. No entanto, devido à cultura latina que valoriza a posse, este crescimento tem exigido esforços adicionais de educação e demonstração prática das vantagens do aluguer. Esta abordagem tem mudado a perceção dos empresários portugueses, levando a uma maior aceitação e adoção do aluguer de máquinas. A MACHRENT tem recebido reconhecimento diário pelo seu trabalho, através de feedbacks, testemunhos e até pelo Prémio Cinco Estrelas, que já ganhou quatro vezes nos últimos anos, destacando a qualidade das suas respostas face à concorrência.

Quais as marcas que representam?

Representamos exclusivamente uma marca, a MACHRENT. Fazemos um investimento e um trabalho exaustivo de pesquisa num universo de milhares de opções, suportado pelos fabricantes mais reconhecidos no mercado mundial que unificamos com a nossa imagem verde. Esta escolha reflete o nosso compromisso em selecionar as melhores marcas e os melhores modelos de máquinas, não pelo preço, mas sim pela robustez, qualidade, consumos, economia, pegada carbónica, versatilidade, garantias, peças e produtividade. Oferecemos soluções tecnologicamente avançadas que proporcionam respostas eficazes, eficientes e rentáveis aos nossos clientes, contribuindo para um mundo + Verde. A MACHRENT é sinónimo de excelência e sustentabilidade, garantindo que cada máquina disponível para aluguer responda aos mais altos padrões de desempenho e impacto ambiental positivo.

Que tipo de produtos dispõem?

Soluções na forma de máquinas e tecnologias. A MACHRENT está alinhada com os mercados e setores onde investe, resolvendo os principais problemas de máquinas e ferramentas dos clientes. Disponibilizamos em Portugal de uma vasta gama de produtos, com mais de 2600 máquinas de 220 categorias das melhores marcas, para setores como construção, indústria, distribuição, eventos, gás e combustíveis, governo, serviços, espaços verdes, floresta e agricultura. Para esta última poderão encontrar respostas para tratores, máquinas de colheita, reboques, atomizadores, motosserras, varejadores, podadoras, barras herbicidas e outras alfaias. Disponibilizamos alugueres flexíveis e assistência técnica em todo o território continental português, incluindo consumíveis e reposição de peças. Também disponibilizamos serviços opcionais como assistência 24h/365 dias, máquina de substituição, proteção de danos e transporte das nossas máquinas. Investimos na formação através da Academia MACHRENT, formando técnicos e operadores de máquinas, e somos o 1º centro de formação IPAF em Portugal desde 2011, com certificação reconhecida em mais de 70 países.

Dentro da agricultura, quais os setores/culturas mais importantes?

Todos os setores/culturas da agricultura são importantes para a MACHRENT. Em 2021 começámos por apoiar e dar respostas ao olival, ao amendoal e à vinha, especialmente na zona de influência do Alqueva. Estas culturas ocupam uma maior fatia das nossas máquinas, quer em sebe, copa ou na configuração tradicional. Posteriormente, expandimos a nossa atuação para a zona do Algarve, Litoral Alentejano e Ribatejo, abrangendo também a fruticultura e horticultura, com destaque para frutos vermelhos, abacates, tomates e laranjas. Em simultâneo, começámos a dar respostas aos amendoais no distrito de Castelo Branco. Progressivamente, temos vindo a trabalhar na Estremadura, procurando soluções para os pomares de maçã e pera, bem como para culturas de couves e brócolos, por exemplo. Estamos cada vez mais presentes em todo o território nacional, com a intenção de reforçar a nossa atenção também na floresta.

Qual o perfil dos clientes da MACHRENT?

O perfil dos clientes da MACHRENT é diversificado, incluindo empresas e profissionais de vários setores de atividade, tanto portugueses como estrangeiros, além de clientes particulares. Temos mais de 26 mil clientes em todo o território nacional e conquistamos centenas de novos clientes anualmente. Os nossos clientes são aqueles que querem gerir melhor os seus negócios e preferem controlar os custos, aumentar a rendibilidade e evitar complicações com máquinas. São aqueles que focam os seus recursos nas suas atividades principais e investem em bens que valorizam, como terras, capital humano e conhecimento, em vez de máquinas que desvalorizam. A nossa carteira de clientes tem crescido também com fundos de investimento em diversos setores, que procuram simplificar o modelo de gestão do negócio, reduzir riscos e controlar custos. Temos atraído cada vez mais clientes para este movimento Verde que valorizam segurança, qualidade e sustentabilidade (…).

Mais informações em: MACHRENT

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de agosto/setembro 2024