EurofinsImportância da Atividade Laboratorial na Avaliação dos Riscos Associados aos Alimentos.

Os laboratórios Eurofins assumem um papel determinante na disponibilização de serviços e soluções nomeadamente na emissão de resultados analíticos que permitem a todos os operadores da cadeia alimentar avaliar a segurança e qualidade, proteção de marcas no mercado e promoção da confiança por parte dos operadores e consumidores.

Os laboratórios Eurofins comprometidos em acrescentar valor a clientes, colaboradores, bem como a outras partes interessadas; disponibilizam estruturas laboratoriais únicas e diferenciadas, equipas com elevada experiência e tecnologia avançada com o propósito de disponibilizar resultados analíticos, conhecimento e apoio técnico especializado para avaliação da conformidade. Atuam como parceiros dos operadores alimentares na oferta de soluções analíticas completas e eficazes para atender às solicitações correntes e futuras.

Prestam serviços a todos os operadores da cadeia alimentar nomeadamente produtores, indústria, cadeias de distribuição, armazenistas, dos mais variados setores de atividade.

O Grupo Eurofins conta com uma rede global de mais de 900 laboratórios acreditados e centros de competência que realizam testes para estabelecer a segurança, qualidade, composição, autenticidade, origem, rastreabilidade e pureza dos alimentos. Disponibiliza o portefólio de serviços analítico mais completo do mercado, aptidão e experiência de oferta a nível mundial. Os laboratórios Eurofins cumprem um fator relevante como parceiros dos operadores alimentares. Por um lado, suporte na antecipação dos riscos e por outro, oferecem apoio na adoção de medidas preventivas eficazes e oportunas para proteger os consumidores, animais, plantas e o ambiente.

Os resultados das análises laboratoriais representam uma ferramenta para avaliação da exposição do consumidor ao risco alimentar e a observância da legislação em vigor.

A Eurofins Food & Agro Testing integra atualmente em Portugal 2 unidades laboratoriais, dedicadas ao sector alimentar e agronómico:

Laboratórios em Carnaxide vocacionados para a determinação de contaminantes químicos e ensaios microbiológicos;
Laboratório em Beja especializado em análises a azeitona e azeites vocacionado igualmente para análises de solos, águas de rega e foliares.

Acompanhar os temas que moldam a inovação, tendências e exigências do setor agro-alimentar tem sido um marco importante para a Eurofins Food & Agro Testing para que possua novas perspetivas, fortaleça competências e continue a entregar serviços diferenciados

Num cenário em que a qualidade é uma necessidade e uma exigência, é notável que um dos benefícios fundamentais da relação de parceria com os laboratórios Eurofins tem sido o aumento de competitividade por parte dos intervenientes do setor alimentar que se encontram melhor preparados para prosperar no mercado.

Qualidade e segurança alimentar

A garantia da segurança alimentar, proteção de marcas no mercado e promoção da confiança por parte dos operadores e consumidores são hoje uma exigência de todos os intervenientes na cadeia alimentar.

A segurança alimentar integra um conjunto de normas, legislação e cuidados a serem cumpridos e seguidos em todas as fases da cadeia alimentar nomeadamente produção, transformação e distribuição dos géneros alimentícios. Os intervenientes da cadeia alimentar devem cumprir normas de higiene, modos de produção, de rotulagem e embalagem que garantam ao consumidor a perfeita identificação do produto que está a adquirir, a qualidade e segurança do mesmo. Deste modo será possível identificar um risco direto ou indireto para a saúde humana veiculado por géneros alimentícios, e salvaguardar a segurança e qualidade, salubridade, composição, autenticidade e rastreabilidade dos produtos alimentares. Trata-se de uma exigência do consumidor, regulamentada pelas autoridades competentes. É fundamental que os operadores em todas as fases do processo desde a produção primária até ao consumidor assumam uma estratégia adequada na gestão de risco em todas as fases da cadeia que envolvem a manipulação de géneros alimentícios com vista à promoção da segurança dos produtos e do consumidor. Nessa estratégia, inserem-se a regulamentação de normas, legislação e controlos analíticos que devem ser cumpridos para avaliação da conformidade dos géneros alimentícios.

Controlos analíticos para garantir conformidade dos géneros alimentícios

No âmbito da legislação alimentar, compete aos Estados-Membros assegurar a aplicação da legislação em matéria de segurança de géneros alimentícios, bem como verificar a observância dos requisitos relevantes da mesma pelos operadores em todas as fases da produção.

Portugal, como todos os outros Estados-Membros, deve assegurar a realização de controlos analíticos que comprovem o cumprimento da legislação pelos operadores das empresas do setor alimentar. Os controlos analíticos e o cumprimento da legislação visam prevenir, eliminar ou reduzir para níveis aceitáveis os riscos para os seres humanos, garantir práticas leais no comércio dos géneros alimentícios e defender os interesses dos consumidores (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de agosto/setembro 2024 (especial Olival & Azeite)

Autoria: Cristina Tendinha, Business Unit Manager Eurofins Food & Agro Portugal