O evento que junta produtores e consumidores para valorizar o azeite alentejano, com experiências gastronómicas, workshops e muita animação.
Em entrevista Filipa Velez, Diretora Executiva do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, entidade organizadora do evento, fala sobre a 3ª edição do Festival do Azeite Novo, que será realizado no dia 10 de dezembro na Casa do Alentejo, em Lisboa. O objetivo é promover os azeites produzidos no Alentejo, aproximar produtores e consumidores e sensibilizar o público para a importância do azeite de qualidade na alimentação.

Quais são os principais objetivos do Festival do Azeite Novo?
O Festival do Azeite Novo tem como principal objetivo promover e divulgar os azeites do Alentejo recém-produzidos na campanha 2025/2026, incentivando o consumo de azeite de qualidade e o aprofundamento do conhecimento sobre este produto. Pretende, igualmente, sensibilizar o público para a importância do azeite enquanto gordura saudável e elemento essencial da dieta mediterrânica, bem como enquanto símbolo da identidade e cultura portuguesas, em especial da região do Alentejo, onde o azeite é o rei da gastronomia e sinónimo de tradição. O Alentejo é hoje a maior região produtora de azeite em Portugal e o motor inequívoco do setor nacional.
O evento pretende focar-se mais na promoção do azeite alentejano, na valorização dos produtores, ou na sensibilização do público para o consumo de azeite de qualidade?
Na verdade, o evento abraça todos esses objetivos de forma integrada. Organizado pelo CEPAAL, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o Festival procura, por um lado, promover o Azeite do Alentejo, dando a conhecer ao público a sua qualidade excecional e identidade única. Por outro, valoriza o trabalho dos produtores, destacando as boas práticas, os métodos inovadores de produção, as variedades e o cuidado na extração, tudo isto movido por uma paixão que se sente em cada gota.
Simultaneamente, pretende sensibilizar e informar o público sobre os múltiplos benefícios do azeite virgem e virgem extra, posicionando-o como um verdadeiro superalimento, essencial para uma alimentação saudável e equilibrada.
De que forma o Festival contribui para a divulgação e valorização do azeite português, especialmente o do Alentejo, junto do público urbano de Lisboa?
A realização do Festival do Azeite Novo em Lisboa, particularmente nesta sua 3.ª edição, representa uma oportunidade única para aproximar o Azeite do Alentejo e a região de um público urbano, diversificado e exigente. Ao decorrer no coração da capital, na emblemática Casa do Alentejo, no dia 10 de dezembro, o evento não só permite chegar ao público português, mas também captar a atenção de milhares de turistas que diariamente visitam a cidade, contribuindo assim para a valorização e internacionalização das marcas presentes.
Além disso, este é um esforço conjunto de todo o setor, que se une em torno da promoção e valorização do azeite nacional. Ao longo do dia, contaremos com a presença de jornalistas, críticos gastronómicos, influenciadores e outros especialistas, garantindo uma ampla cobertura e projeção mediática. Cada evento como este reforça o posicionamento do azeite português como produto de excelência, e contribui para tornar o consumidor mais consciente da importância de escolher uma gordura saudável e genuinamente nossa.
Que impacto o CEPAAL espera alcançar junto dos consumidores e dos profissionais do setor com esta edição?
Com esta edição do Festival do Azeite Novo, o CEPAAL pretende criar um momento de verdadeira proximidade e diálogo entre produtores, consumidores e profissionais do setor. Cada evento que organizamos é uma oportunidade para dar visibilidade ao que de melhor se faz no setor olivícola/oleícola nacional, promovendo a excelência, a inovação e o compromisso com a qualidade.
A realização do Festival num espaço icónico como a Casa do Alentejo, representa um ponto de encontro privilegiado para centenas, senão milhares de visitantes, permitindo transmitir uma mensagem forte e agregadora: o setor do azeite do Alentejo está na linha da frente, é exemplo de boas práticas e de modernidade, sem nunca perder a ligação à tradição. E, acima de tudo, o azeite continua a afirmar-se como a gordura mais saudável e essencial da nossa alimentação.
Há algum objetivo específico em termos de reforço da ligação entre produtores e consumidores finais?
Acreditamos que aproximar produtores e consumidores é fundamental para aumentar não só o consumo de azeite, mas também o seu reconhecimento enquanto gordura saudável e essencial na nossa alimentação. A melhor forma de promover o azeite é através da experiência direta, do contacto humano e do conhecimento partilhado. É nesse contexto que eventos como o Festival do Azeite Novo ganham particular importância.
Ao dar a conhecer quem está por trás de cada garrafa de azeite: as histórias, as práticas, a dedicação, a paixão estamos a formar consumidores mais conscientes e envolvidos. No fundo, cada visitante do Festival tem o potencial de se tornar um verdadeiro embaixador do Azeite do Alentejo, em particular, e do Azeite Português, em geral.
O Festival pretende também promover a sustentabilidade e as boas práticas na produção de azeite?
Vivemos um dos períodos mais promissores da história da olivicultura portuguesa. O setor evoluiu de forma notável, modernizando-se, investindo em conhecimento e apostando numa agroindústria de excelência, assente na sustentabilidade e na qualidade.
Portugal é hoje o 6.º maior produtor mundial de azeite e o 3.º maior exportador europeu. Na última campanha, a produção nacional ficou perto das 200 mil toneladas e as exportações superaram os 1,5 mil milhões de euros, refletindo a força crescente deste setor na economia nacional.

Mais de 95% do azeite português é classificado como virgem ou virgem extra, o que posiciona Portugal como o maior produtor mundial de azeite de alta qualidade. Este é um feito que orgulha toda a fileira e que deve ser amplamente partilhado e valorizado. O Festival do Azeite Novo é, também por isso, uma plataforma de excelência para divulgar este percurso de sucesso, as boas práticas ambientais e o compromisso com a sustentabilidade que definem o futuro da olivicultura nacional.
Do programa o que pode destacar?
O Festival do Azeite Novo será um verdadeiro ponto de encontro da cultura, gastronomia e tradição do Alentejo. Será totalmente gratuito com um programa rico que inclui:
• Mercado de produtores e stands de exposição e comercialização de azeite;
• Showcooking com o reputado Chef André Cabrita;
• Workshops temáticos sobre azeite e gastronomia;
• Música ao vivo e muita animação.
Filipa Velez, Diretora Executiva do CEPAAL refere que, “É uma oportunidade única para conhecer, saborear e celebrar o que de melhor se faz no Alentejo! Venha celebrar connosco!”
Quais as expectativas para esta edição?
Esta é já a terceira edição do Festival do Azeite Novo. Um evento pensado tanto para os produtores como para os consumidores, que tem vindo a crescer de forma consistente, tanto no número de visitantes como na adesão de marcas e produtores.
Este ano, com a realização do Festival em Lisboa, temos grandes expectativas: queremos reforçar a imagem e notoriedade do evento, alcançar um público mais vasto e diversificado, e criar um momento único de celebração em torno do azeite novo.
Acima de tudo, esperamos partilhar com todos os presentes a paixão que move o setor, num ambiente festivo, cheio de sabores, aromas e histórias que nos ligam à terra e às tradições do Alentejo.
O evento conta com a Revista Voz do Campo como media partner, reforçando a sua cobertura e divulgação!
Mais informações: www.azeitedoalentejo.pt
Consulte o Programa:
Conteúdo relacionado:
CEPAAL anuncia nova data para o Festival do Azeite Novo, em Lisboa (10 de dezembro)




One thought on “Do campo à cidade: Azeite do Alentejo brilha na capital portuguesa”
Comments are closed.