Produtores Nacionais de Cereais organizam Congresso conjunto para debater os desafios e oportunidades da Fileira Cerealífera. Em 2026, comemora-se 40 anos da adesão de Portugal à então CEE.
A adesão de Portugal à CEE, formalizada em 1986, representou um ponto de viragem estrutural para o setor agrícola, com impactos profundos ao nível da modernização, do investimento, da produtividade e da integração nos mercados europeus.
Para assinalar esta importante data, que representou não só uma significativa mudança no rumo socioeconómico do nosso país, mas também da agricultura nacional, a ANPROMIS em colaboração com a ANPOC e com a AOP vai organizar o seu XVI Congresso Nacional do Milho que será também o 2º Encontro das Culturas Cerealíferas, a realizar-se no CNEMA, nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2026.
Tendo em conta a importância deste evento, que conta com o apoio institucional da Representação da Comissão Europeia em Portugal, no âmbito das comemorações do 40.º aniversário da adesão de Portugal à União Europeia, abaixo poderá consultar o Programa desta iniciativa e a respetiva Ficha de Inscrição.
As culturas cerealíferas ocupam atualmente cerca de 250 mil hectares em Portugal, estando presentes em 95 mil explorações agrícolas de Norte a Sul do país. Face aos crescentes desafios que se colocam aos Produtores Nacionais, a partilha de conhecimento e de experiências torna-se essencial para reforçar a competitividade e sustentabilidade desta fileira estratégica para a agricultura portuguesa.
O evento reunirá toda a fileira dos cereais – milho, arroz e cereais praganosos – num fórum de debate e partilha de conhecimento que deverá contar com a presença de cerca de 900 participantes provenientes de todo o país, bem como com o apoio das principais empresas e instituições bancárias que operam em Portugal.
Entre os temas que estarão em debate, destacam-se:
- A agricultura europeia, os acordos comerciais e a geopolítica mundial, analisando o posicionamento da União Europeia num contexto internacional cada vez mais exigente;
- Portugal: 40 anos de integração europeia, com uma reflexão multidisciplinar sobre os impactos da adesão à UE na economia, na sociedade e na agricultura;
- A produção de cereais em Portugal, debatendo caminhos para o aumento das áreas e dos rendimentos, bem como os constrangimentos estruturais do setor;
- O papel da Política Agrícola Comum (PAC) na coesão económica, social e territorial de uma União Europeia a 27;
- Os desafios técnicos da produção cerealífera, com enfoque no milho, no arroz e nos cereais praganosos, integrando contributos científicos e técnicos de referência.
O presidente da Anpromis destaca que “queremos que os agricultores saiam esclarecidos sobre a importância do acordo UE-Mercosul e o seu impacto nos diferentes setores”.
Para sua maior comodidade, sugerimos-lhe que proceda à sua inscrição utilizando a seguinte plataforma online (aceda aqui).
→ As inscrições são limitadas à exiguidade da sala. Após dia 30 de janeiro acresce 50€ a cada inscrição.
→ Reserve já as datas de 11 e 12 de fevereiro e participe neste grande encontro do milho e dos cereais nacionais!
→ Inscrições online → Ficha de Inscrição → Programa (pdf) descarregue aqui→ Mais informação: anpromis@anpromis.pt




2 thoughts on “XVI Congresso Nacional do Milho’26 / 2º Encontro das Culturas Cerealíferas (CNEMA, 11 e 12/02/2026)”
Comments are closed.