Fernando Gonçalves, vice-presidente da Escola Superior Agrária de Viseu

“Na Escola Agrária oferecemos formação em diferentes áreas, desde cursos de especialização e CTeSP a licenciaturas e mestrados. Integrados também no IPV e no âmbito de um consórcio, oferecemos ainda um doutoramento em Sustentabilidade Agroalimentar e Ambiental (…)”.

Mas a Escola Agrária não é apenas ensino.  Hoje exige-se mais do que isso a uma escola deste tipo (…). A Escola está envolvida em diversos projetos de investigação, nacionais e internacionais, assumindo por vezes a liderança e outras vezes participando como parceira. Contudo, tendo em conta a matriz do Instituto Politécnico e a essência de uma escola agrária, procuramos sempre desenvolver investigação aplicada, alinhada com as necessidades do setor (…). Tentamos criar conhecimento que seja uma mais-valia e que acrescente valor ao tecido empresarial. É neste sentido que esta Conferência faz todo o sentido: Criar uma ligação, criar uma proximidade com a região, com o tecido empresarial (…)”.

Parte do discurso do vice-presidente da Escola Superior Agrária de Viseu, Fernando Gonçalves, no âmbito da sessão de abertura da 2ª Conferência InovEnsino realizada recentemente naquela instituição.

Não perca a reportagem completa na edição de janeiro de 2026.


Recorde a sessão de abertura da 2ª Conferência InovEnsino:


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA ASSINANTE (clique aqui)