Centenas e centenas de visitantes marcaram presença no stand da ALIP – Associação Interprofissional do Leite e Latícinios, ao longo dos quatro dias da mais recente edição da AgroSemana.

Representantes políticos e das entidades associadas, produtores e várias centenas de consumidores, todos quiseram conhecer um pouco melhor a fileira leiteira nacional, através das dinâmicas interativas presentes no stand desta estrutura representativa do setor.

Ao longo de quatro dias, miúdos e graúdos testaram os seus conhecimentos sobre o leite e os laticínios nacionais, a importância do seu consumo, no âmbito de um plano alimentar equilibrado e saudável, e tentaram a sua sorte com a Roda #maisleite. Já os “verdadeiros” apreciadores dos lácteos nacionais tiveram a oportunidade de participar nas degustações de queijo, tendo  sido diariamente disponibilizados diferentes queijos, graças à parceria com as queijarias nacionais no âmbito do Programa de Promoção do Leite e Laticínios, de divulgação do setor, e saborear um delicioso e nutritivo copo de leite.

Simultaneamente, o stand da ALIP também destacou a importância e a atividade desenvolvida pelo Laboratório Interprofissional  em prol do desenvolvimento e da excelência do setor, com a exposição de alguns instrumentos do trabalho laboratorial e o esclarecimento dos métodos de testagem aplicados ao leite produzido em Portugal Continental. Para tal, a ALIP contou ao longo do certame com a presença de um técnico da sua unidade laboratorial para responder de forma exata e objetiva às informações solicitadas.

Para fechar a sua presença com chave de ouro, a Associação Interprofissional do Leite e Laticínios, em parceria com a Cooperativa do Bebedouro, promoveu um showcooking de Arroz Doce à Moda do Baixo Mondego, o qual constituiu um espaço de partilha  gastronómica e, simultaneamente, de degustação deste doce típico da zona centro, feito à base de leite.

Com a sua participação nesta edição da AgroSemana, a ALIP deu continuidade ao Programa de Promoção do Leite e Latícinios de Portugal, iniciado no ano transato e que visa promover os lácteos nacionais, desmistificando alguns dos “mitos” associados ao seu consumo e potenciar uma informação rigorosa e objetiva sobre o setor.