A campanha da colheita de amêndoa está a decorrer de forma positiva, com o tempo seco a colaborar para a sua apanha e secagem em condições naturais.

As perspetivas de boas produções mantêm-se, quer em termos de qualidade do miolo, quer em rendimento e bons calibres.

A maior disponibilidade hídrica (maior precipitação ocorrida durante o ciclo vegetativo e ligeiro aumento da dotação de rega para os amendoais de Alqueva, ainda que insuficiente face ao potencial produtivo dos pomares), está a permitir a melhoria dos resultados, face à campanha anterior.

Apesar de respostas diferentes consoante as variedades, os aumentos de produção podem situar-se entre 20 a 25% por comparação à colheita de 2023. Estes aumentos vão acontecer por aumento de ganhos de produtividade e também por maior maturidade dos amendoais. Cerca de 4 800ha dos amendoais de associados da Portugal Nuts, entraram em produção nesta campanha, contribuindo para este efeito.

Sendo um setor com assinalável crescimento desde 2015, vive ainda uma fase de adaptação e aperfeiçoamento, com a evolução do conhecimento e da experiência. Todo este crescimento e melhoria contínua, têm obrigado a uma melhoria de processos, que envolvem os produtores, as equipas de operações, os prestadores de serviços, os colaboradores e os clientes da amêndoa produzida em Portugal, nestes amendoais.