O projeto OakFood, focado na valorização da bolota como recurso endógeno português, recebeu no dia 20 de novembro, a Menção Honrosa – Inovação em Parceria, no valor de 2500€, no âmbito do Prémio de Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola.
Esta distinção destaca o potencial do projeto para impactar positivamente a indústria agroalimentar e a promoção e utilização de recursos endógenos portugueses. Para promover e divulgar o seu trabalho, a organização do Prémio, a Crédito Agrícola e a P-Bio ofereceram ao OakFood um vídeo promocional, apresentando uma visão geral do projeto, destacando os seus objetivos e resultados obtidos até ao momento e o impacto positivo que está a ter na cadeia de valor. É uma oportunidade para o público conhecer melhor esta iniciativa inovadora e entender a importância da bolota no contexto da sustentabilidade e da gastronomia local.
Recentemente, o projeto lançou uma série de atividades que prometem alterar a perceção e o uso deste fruto tradicional ao destacar a importância da bolota na cadeia de valor alimentar e o seu potencial como recurso local.
Oaktime – A Hora da Bolota: Uma das novidades é a rubrica “Oaktime – A Hora da Bolota”, que pretende explorar a cadeia de valor da bolota, desde a produção e colheita até ao seu consumo. Serão publicados pequenos artigos a cada dois meses, com o objetivo de informar o público sobre as diferentes aplicações e benefícios deste ingrediente muitas vezes subvalorizado.
Ação de capacitação em nova técnica de colheita: No dia 8 de novembro, o projeto OakFood organizou uma ação de capacitação intitulada “Inovação na colheita da bolota” na exploração da Pepe Aromas, em parceira com a SIPEMA e a LandraTech. Este evento proporcionou aos participantes conhecimentos práticos sobre técnicas modernas e eficientes de colheita, através da aprendizagem com especialistas sobre quais as melhores práticas para maximizar a sua produção e assim permitir aumentar a eficiência e produtividade na colheita de bolota.
Impacto e Objetivos: O OakFood pretende desenvolver uma estratégia integrada para viabilizar a bolota como matéria-prima para produtos de valor acrescentado na indústria alimentar. Liderado pelo Food4Sustainability CoLAB, o projeto conta com a participação de várias PMEs, instituições de investigação e organizações portuguesas. Com estas iniciativas, o projeto OakFood continua a trabalhar na valorização da bolota, contribuindo para o desenvolvimento económico e sustentável do país.
Visite o Site: Food4Sustainability CoLAB
Assista ao Vídeo Promocional ↓