A internacionalização é um movimento que exige proatividade, estratégia e um firme compromisso com a qualidade e adaptabilidade dos nossos produtos, além da necessidade de entender que, embora a tecnologia encurte distâncias, as relações pessoais continuam fundamentais no mundo dos negócios.

A Proatividade é um Imperativo! É essencial que as empresas portuguesas adotem uma postura ativa na procura de oportunidades fora das nossas fronteiras. Os mercados internacionais oferecem uma variedade de possibilidades para produtos de qualidade que muitas vezes, pela sua autenticidade e origem, possuem um valor acrescentado único e um enorme potencial de aceitação. No entanto, para que as nossas empresas se destaquem, não basta esperar que as oportunidades apareçam – é necessário procurá-las, identificá-las e agir com determinação.

O setor agroalimentar, com a sua vasta gama de produtos, tem a possibilidade de conquistar mercados que valorizam a autenticidade, a sustentabilidade e a diversidade de oferta. Os nossos vinhos, azeites, queijos e produtos hortícolas, entre outros, são apreciados pela sua qualidade e história, e a nossa missão enquanto associação passa por apoiar as empresas a fazerem destes produtos referências globais. Temos de encontrar a diferenciação e usar toda a nossa imaginação para fazer sobressair essa diferenciação.

Não nos podemos nunca esquecer que os Negócios ainda são Feitos entre Pessoas. Apesar da tecnologia ter encurtado as distâncias e facilitado a comunicação, as relações comerciais, continuam a ser feitas entre pessoas. Os negócios ganham força quando há confiança e conhecimento mútuo, e é através do contato direto que as empresas podem mostrar a qualidade dos seus produtos e o seu compromisso com o cliente.

Participar, ou simplesmente visitar, feiras internacionais, por exemplo, oferece uma oportunidade única para os empresários portugueses apresentarem pessoalmente os seus produtos, apresentarem a diferenciação e demonstrarem o seu valor. É na interação direta que muitas vezes se conquistam novos clientes e se consolidam relações de longo prazo. Para as empresas agroalimentares, é vital entender que o contacto presencial continua a ser um fator decisivo, mesmo num mundo cada vez mais digital.

Existe um slogan bem conhecido que diz “Ir é o melhor remédio” e nada se aplica melhor à internacionalização. É ir, é explorar, é conhecer, é fazer contacto, é ir pessoalmente. São raras as exceções onde há alguém que consegue mostrar melhor o nosso produto e as valias da nossa empresa que nós próprios. Empresários(as), não deixem de ir, não enviem outros em vosso lugar, vão à procura das oportunidades, vão estabelecer contactos.

A Internacionalização é um Processo Gradual e Decisivo

A internacionalização é, sem dúvida, um processo que deve ser abordado com cautela e visão estratégica. É um caminho de pequenos passos, onde cada etapa de adaptação, de pesquisa de mercado e de construção de relações conta. No entanto, as empresas devem evitar estagnar e demorar a dar o passo decisivo de entrar em novos mercados. É crucial que, após um processo de preparação e análise, avancem para o contacto direto com potenciais clientes, parceiros e distribuidores nos mercados-alvo. É importante lembrar que o timing é uma variável crítica na internacionalização. O mundo dos negócios é dinâmico, e as oportunidades podem surgir e desaparecer rapidamente. As empresas que hesitam em dar o primeiro passo podem ver essas oportunidades serem aproveitadas por concorrentes de outros países que estão prontos para agir.

A AAPI – Associação Ação Para a Internacionalização é uma Associação que reconhece a importância do concretizar porque para existir internacionalização tem de existir negócios concretizados.

Temos uma equipa focada na procura de oportunidades para todo o tipo de setores e para muitos mercados do mundo. Trabalhamos com pequenas empresas que têm na Associação muitas vezes o Recurso para iniciar a procura de oportunidades, mas também com médias e grandes que nos desafiam a procurar novos mercados em estratégias de diversificação, muito impor- tantes nos dias de hoje em que a instabilidade pode surgir nas mais diversas regiões. A este apoio concreto na procura de oportunidades ainda juntamos o apoio ao acesso aos fundos europeus relacionados com processos de internacionalização que, quando bem geridos e acompanhámos como a AAPI se dedica, podem fazer a diferença e acelerar tudo aquilo que é a estratégia de internacionalização de uma empresa.

A internacionalização não tem segredos. É fazer um caminho que todos os empresários já fizeram quando iniciaram os seus negócios onde passo a passo foram fazendo contactos, estabelecendo relações, dominado cada vez mais os fatores críticos do negócio e construíram o seu próprio mercado.

Na internacionalização o caminho é semelhante, mas tal como no início, é necessária dedicação, tempo para pensar e tem de chegar o tempo de executar ações concretas de internacionalização.

→ Leia este e outros artigos completos na Revista Voz do Campo – edição de janeiro 2025, disponível no formato impresso e digital.

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