A Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, acolheu a 11 de abril de 2025 um Dia Aberto, subordinado ao tema “As Culturas de Cobertura, a Biodiversidade e a Vida do Solo”.

Marcaram presença neste evento cerca de 300 participantes, entre agricultores e técnicos agrícolas, assim como representantes de organizações do setor e da comunidade científica.

Durante esta iniciativa foi promovida a partilha e a troca de conhecimentos sobre as culturas intercalares que abrem uma nova perspetiva na conservação do solo e da biodiversidade, permitindo conciliar a conservação do ambiente e dos ecossistemas, com a produção de alimentos, num setor que se quer cada vez mais competitivo e eficiente.

Na ordem de trabalhos é pretendida a partilha e troca de conhecimentos sobre estas culturas intercalares, que abrem uma nova perspetiva na conservação do solo e da biodiversidade, permitindo conciliar a conservação do ambiente e dos ecossistemas, com a produção de alimentos, num setor que se quer competitivo e eficiente.

Com moderação de Maria Custódia Correia, Coordenadora da Rede Nacional PAC e do AKIS Portugal, decorreu a mesa redonda com o tema “A importância da investigação na conservação do solo e da biodiversidade“. Neste bloco foram apresentados diversos estudos que estão a ser realizados utilizando as misturas de espécies biodiversas.

Casos de estudo em apresentação:

→ Agricultura de conservação: vantagens e condicionantes técnicas – Gabriela Cruz / Ana Paiva Brandão [APOSOLO]

→ As culturas de cobertura como ferramenta de proteção de plantas – Ana Paula Nunes [COTHN]

→ A otimização da fertilização das culturas: planear, monitorizar e rever – NUTRI-CHECK NET – Beatriz Cardoso [CONSULAI]

→ Biodiversidade e Agricultura – PEGADA 4.0 – Rui Lourenço [Universidade de Évora]

→ Efeito das culturas de cobertura nas emissões e no sequestro do solo – Paulo Canaveira [Instituto Superior Técnico]

→ Agricultura regenerativa: que desafios? – Ricardo Santos [Universidade de Évora]

Seguiu-se uma visita aos campos de ensaio e uma comunicação sob o tema “As Culturas de Cobertura, a Biodiversidade e a Vida do Solo”. A sessão foi moderada por Pedro Santos [CONSULAI] e contou com a apresentação de André Antunes, consultor em resiliência agropecuária e com os comentadores: Joana Godinho, João Coimbra e Jorge Ferreira.

O evento foi encerrado por Jorge Neves, presidente da ANPROMIS, e por João Moura, Secretário de Estado da Agricultura.

Recordamos que este encontro foi organização pela ANPROMIS, através do INOVMILHO, em colaboração com a ANPOC, a APOSOLO, o COTArroz, o COTHN, a FNAP, a FNOP e também inserido no AKIS Portugal – Sistema de Conhecimento e Inovação na Agricultura.

 

 

SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)