XIII Jornadas e II Fórum de Alimentação Animal destacam, na presença do Ministro da Agricultura e das Pescas, iniciativas pioneiras com foco na mitigação do impacte ambiental da produção de leite e na economia circular. Projeto quantificará a Pegada de Carbono em explorações leiteiras em Portugal.

As XIII Jornadas e o II Fórum de Alimentação Animal – evento promovido pela Associação de industriais de alimentos compostos para animais (IACA) e pelo FeedInov CoLAB, agendado para os dias 18 e 19 de setembro no Convento de São Francisco, em Santarém – vão reunir mais de 250 especialistas, empresários e representantes governamentais, incluindo o Ministro da Agricultura e das Pescas, José Manuel Fernandes. Em dois dias com diversos pontos de interesse e mais de 30 comunicações, destaca-se a formalização da assinatura do protocolo referente ao “Projeto Planeta Leite”, colaboração entre o FeedInov CoLAB, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Lactogal, através do qual se irá quantificar a pegada de carbono em 39 explorações de leite.

A alimentação animal é um pilar crucial da agropecuária em Portugal, representando aproximadamente 36% da economia agrícola e gerando um volume de negócios anual de 4.000 milhões de euros. Este setor destaca a necessidade de iniciativas que promovam sustentabilidade e inovação.

PARCERIAS ESTRATÉGICAS PARA A SUSTENTABILIDADE

No segundo dia do evento, o programa de natureza mais científica, centra-se no papel da ciência e da inovação como motores para a competitividade e sustentabilidade no setor. Nesse contexto, será assinado o protocolo de colaboração entre o FeedInov CoLAB, a UTAD, e a Lactogal, uma das maiores empresas do setor agroalimentar em Portugal.

O Projeto Planeta Leite faz parte da Agenda Mobilizadora para a Produção de Leite Sustentável em Portugal, promovida pela Lactogal, e destaca o já longínquo compromisso do setor com práticas sustentáveis e inovações tecnológicas.

REDUÇÃO E CERTIFICAÇÃO DA PEGADA DE CARBONO

O Projeto Planeta Leite pretende quantificar detalhadamente práticas das explorações leiteiras, permitindo soluções individualizadas com vista a uma gestão mais eficiente de recursos e à redução das emissões das explorações leiteiras. O objetivo é contribuir para a redução das emissões gasosas, através de tecnologias digitais, identificando áreas de maior emissão e implementando medidas mitigadoras.  O projeto decorre durante dois anos em 39 explorações pecuárias nacionais. O 1º ano terá como foco a quantificação de emissões gasosas e posteriormente um plano de medidas de mitigação; segue-se, no final do 2º ano, o regresso à quantificação de emissões para verificar a redução.

“Embora o total das emissões da atividade pecuária em Portugal represente apenas 8%, do total de emissões, com este projeto estamos a dar o nosso contributo para a transição para uma produção alimentar sustentável. Este projeto é muito importante, pois irá indicar-nos de forma individualizada no terreno em que áreas e atividades das explorações se está a produzir mais emissões. Estando esse diagnóstico feito é possível introduzir medidas corretivas e de mitigação adequadas”, afirma Romão Braz, Presidente da Direção da IACA e do FeedInov CoLAB.

CIÊNCIA E INOVAÇÃO NO SETOR DA PRODUÇÃO ANIMAL

O evento oferece ainda uma oportunidade única para explorar um vasto leque de inovações e projetos relevantes. Além deste projeto, o Fórum apresentará:

  • Outros insights sobre Sustentabilidade e Economia Circular, explorando como o projetoFeedValue, onde a IACA e o FeedInov CoLAB estão envolvidos, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), está a promover a economia circular e a reduzir a dependência de matérias-primas importadas, através do estudo do potencial de reutilização de coprodutos na alimentação animal e na produção de fertilizantes orgânicos. Será divulgado o mapa português de coprodutos, ou seja, de matérias-primas que resultam da atividade de outros setores e que podem ser usadas com vantagens económicas e ambientais pela indústria da Alimentação Animal.
  • Perspetivas de Inovação Europeia, dando a conhecer o papel de Portugal, através do FeedInov CoLAB no projeto europeu STEP UP, uma iniciativa financiada pelo Horizonte Europa que visa modernizar os sistemas de produção pecuária e promover práticas sustentáveis.

Romão Braz acrescenta: “Estamos comprometidos em promover um diálogo constante entre a indústria e a academia, baseado em ciência, inovação e sustentabilidade para enfrentar os desafios ambientais e económicos atuais.”

Não perca a oportunidade de relatar como Portugal está a liderar a inovação e a sustentabilidade no setor, e o seu posicionamento como um player relevante na agenda europeia.

→ Programa e mais informação aqui