Entrevista a António Mendes no decorrer do 11º Encontro Nacional de Técnicos da CONFAGRI.

António Mendes enfatizou o papel vital da CONFAGRI, a confederação que integra as cooperativas, no apoio aos agricultores. Este apoio vai além da simples gestão administrativa, com a CONFAGRI a desempenhar tarefas que tradicionalmente competiam ao Ministério da Agricultura. A colaboração entre cooperativas, federações e outras entidades do setor é fundamental para garantir que os agricultores tenham acesso ao suporte necessário. A união de esforços, tanto a nível local como nacional, é um fator essencial para a competitividade e a sustentabilidade do setor agrícola em Portugal.

“Unidos seremos mais fortes do que sozinhos”, afirma António Mendes, referindo-se à importância entre as cooperativas e agricultores, que devem trabalhar juntos para alcançar escala e dimensão. Para além disso, António Mendes diz que há necessidade de uma maior capacitação dos técnicos que trabalham diretamente com os agricultores. António Mendes destaca ainda que o ritmo acelerado das inovações tecnológicas tem gerado dificuldades até mesmo para os profissionais do setor, o que acaba por prejudicar o apoio aos pequenos agricultores. “É fundamental que a CONFAGRI tenha os seus técnicos bem formados para prestar todo o apoio necessário aos agricultores”, realça, sublinhando que, sem uma agricultura bem capacitada, Portugal não conseguirá ter sucesso a longo prazo.

“A chave para ultrapassar a crise está em fortalecer a nossa viticultura, produzir mais e consumir o que é nosso”.

O setor do vinho, em particular, enfrenta uma crise global significativa, marcada pela diminuição do consumo mundial de vinho e António Mendes concluiu a sua análise com uma “trilogia” de ações necessárias para superar a crise do setor: Atrair consumidores mais jovens e reforçar a imagem do vinho como uma bebida saudável, investir mais na viticultura para aumentar a produção nacional e, reduzir as importações excessivas de vinho. “A chave para ultrapassar a crise está em fortalecer a nossa viticultura, produzir mais e consumir o que é nosso”, defende.

→ Leia os testemunhos recolhidos no 11º Encontro Nacional de Técnicos da CONFAGRI na Revista Voz do Campo  edição de abril 2025, disponível no formato impresso e digital.


Veja aqui a entrevista:


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)