A Yara, empresa líder em nutrição vegetal e comprometida com a descarbonização da cadeia agroalimentar, assinou um acordo de colaboração com a SanLucar, produtora e comercializadora de frutas e legumes de qualidade premium, para promover práticas de agricultura regenerativa numa exploração de produção de mirtilos em Setúbal (Portugal). Essa aliança estratégica tem como objetivo investigar, implementar e medir o impacto positivo de técnicas sustentáveis que melhorem a saúde do solo, aumentem a biodiversidade e contribuam para a mitigação da pegada de carbono.
A Yara assinou este acordo com a SanLucar Fruit para colaborar na transformação na produção de mirtilos por meio da incorporação da agricultura regenerativa e da descarbonização numa exploração de aproximadamente 50 hectares na região de Setúbal, Portugal. Esse projeto conta também com a participação da Eurosemillas e está inserido no compromisso comum por uma agricultura mais sustentável e resiliente.
Por meio dessa aliança, a Yara atuará como consultora técnica e fornecedora em nutrição vegetal, ajudando a definir e implementar um Plano de Ação que abranja desde a formulação de um programa nutricional otimizado e a adoção de práticas agronómicas regenerativas, até o uso de ferramentas digitais e a medição rigorosa de indicadores-chave de sustentabilidade (KPIs).
Na Yara, a agricultura regenerativa é entendida como uma abordagem sistémica e baseada em resultados para adotar as melhores práticas agrícolas sustentáveis que impactem positivamente a natureza e o clima em cinco áreas:
-
Clima: Soluções para a descarbonização da cadeia agroalimentar e para melhorar a resiliência das culturas às alterações climáticas.
-
Uso de recursos: Uso eficiente de todos os nutrientes necessários para o crescimento das culturas.
-
Saúde do solo: Melhoria da fertilidade e da estrutura do solo, da biodiversidade e prevenção da sua degradação.
-
Biodiversidade: Redução da pressão sobre a mudança do uso do solo e proteção do habitat natural.
-
Prosperidade: Melhoria dos meios de subsistência dos agricultores.
O acordo, que nasce com a intenção de continuar a desenvolver-se a longo prazo, tem como objetivos definir, investigar, implementar e medir o impacto positivo de diferentes práticas de agricultura regenerativa e a mitigação da pegada de carbono.
Isso representa mais um passo rumo à ambição da Yara por uma agricultura com impacto positivo no meio ambiente e no clima.
Tanto a Yara quanto a SanLucar trabalharão em conjunto para desenvolver ferramentas de medição e estabelecer linhas de base, bem como realizar um acompanhamento constante dos avanços.
Embora o acordo tenha inicialmente duração de 12 meses, ambas as partes manifestaram o desejo de dar continuidade à parceria no longo prazo.
O conhecimento gerado por meio deste projeto-piloto em Setúbal poderá ser expandido para outras culturas e regiões, alinhando-se à visão da Yara de liderar a transição para um sistema agroalimentar mais regenerativo e sustentável.

