Promover a sensibilização, o envolvimento comunitário e a criação de soluções locais para reduzir o risco de incêndios rurais são os grandes objetivos do projeto-piloto InnoBRIDGE, apresentado publicamente no passado dia 25 de julho, no decorrer da Feira da Serra de São Brás de Alportel – Algarve.
O InnoBRIDGE – Sensibilização e Comunicação de Proximidade para Redução de Ignições na Região do Algarve – é um projeto interadministrativo de colaboração entre a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), os municípios de Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, e o consórcio InnoBRIDGE, constituído pela FUNDEC – Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura, e pela Universidade do Algarve.
Projeto-piloto para replicar a metodologia dos InnoLabs
Este projeto-piloto, iniciado em maio de 2025, tem como objetivos principais: replicar a metodologia dos InnoLabs (já implementada em Monchique) na área do PRGP Serra do Caldeirão — nos concelhos de Loulé, São Brás de Alportel e Tavira; e apoiar e expandir o Plano de Ação do Grupo de Ação Local de Monchique, criado no âmbito do anterior projeto BRIDGE, com aplicação no concelho de Silves. O evento marca o arranque das atividades de proximidade do InnoBRIDGE na Serra do Caldeirão. Pretende ser um espaço de apresentação e diálogo aberto, onde a comunidade é chamada a conhecer o projeto, a colocar questões e a participar ativamente na construção de soluções partilhadas.
Construir um território mais seguro, resiliente e sustentável
O envolvimento direto das pessoas é essencial: é com base nas suas experiências e aspirações que se poderá construir um território mais seguro, resiliente e sustentável. Além de uma apresentação técnica do projeto pela Professora Carla Antunes, da Universidade do Algarve, este encontro convidou todos os participantes a expressar ideias, dúvidas e expectativas sobre o futuro da Serra do Caldeirão. Com o apoio da AGIF, da AMAL e dos municípios parceiros, o InnoBRIDGE propõe um novo modelo de cooperação interinstitucional e ação comunitária, onde cada pessoa conta. Este evento é a primeira etapa de um caminho a trilhar em conjunto.



