A Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), encontra-se a organizar o Congresso “Cannabis sativa: uma abordagem multidisciplinar” (MULTICANNA26), a realizar no dia 16 de Abril, na Aula Magna Professor João Pedro Antas de Barros do IPV. Trata-se de um evento técnico-científico que reunirá especialistas e investigadores de reconhecido mérito nacional e internacional, profissionais do setor e entidades reguladoras, com o objetivo de promover o debate, a partilha de conhecimento e a reflexão em torno da canábis medicinal e do cânhamo industrial.
Este congresso pretende abordar, de forma integrada e multidisciplinar, temas como a produção, regulamentação, controlo de qualidade, aplicações biotecnológicas, potencial farmacológico, aplicações terapêuticas e segurança dos produtos à base de Cannabis sativa, com o intuito de contribuir para o esclarecimento científico, inovação e desenvolvimento sustentável do setor.
Mais informações:
Data: 16 de Abril de 2026
Local: Instituto Politécnico de Viseu (IPV) – Aula Magna Professor João Pedro Antas de Barros
(Av. Cor. José Maria Vale de Andrade s/n, Campus Politécnico Santa Maria, 3504-510 Viseu)
Desde a legalização da canábis para fins medicinais em Portugal em 2018, e posteriormente da produção de cânhamo industrial, tem-se verificado um crescimento significativo da indústria da Cannabis no país, com perspetivas futuras cada vez mais promissoras do ponto de vista económico. Neste contexto, a Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) organiza o Congresso “Cannabis sativa : uma abordagem multidisciplinar” com o objetivo de promover uma contextualização científica e técnica em torno da canábis medicinal e do cânhamo industrial. O congresso abordará temas como a produção, manipulação e controlo, regulamentação, aplicações biotecnológicas, potencial farmacológico, aplicação terapêutica e potencial toxicidade dos produtos à base de canábis, através de uma perspetiva multidisciplinar, com vista a clarificar e desmistificar o paradigma acerca da planta Cannabis sativa L.
Este congresso técnico e científico contará com a participação de especialistas de reconhecido mérito nacional e internacional, nomeadamente docentes e investigadores de universidades portuguesas, representantes do INFARMED – Direção de Inspeção e Licenciamentos e outras unidades técnicas, da DGAV – Direção-Geral da Alimentação e Veterinária, da Ordem dos Farmacêuticos, do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD, I.P.), bem como representantes de centros de investigação, da indústria farmacêutica, da indústria do cânhamo, agrónomos, consultores do setor da canábis e outros profissionais, visando ser um congresso multidisciplinar napromoção, divulgação do conhecimento científico e networking entre a academia, indústria e profissionais do setor.
SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO
→ SEJA ASSINANTE (clique aqui)
Caso pretenda adquirir ou aceder integralmente a alguma edição em especial, envie-nos o seu pedido por e-mail: assinaturas@vozdocampo.pt
Periodicidade: 11 edições anuais na versão em papel ou digital



































