AGRARIA 2023

ONDE: Feria de Valladolid

QUANDO: 24 a 27 de janeiro

A Feria de Valladolid arranca em 2023 com um dos seus eventos de referência, a Agraria, a bienal de maquinaria agrícola na qual participam fabricantes, importadores e distribuidores de todo o tipo de maquinaria, alfaias e serviços para o setor primário.

Desde o seu início, em 2009, que a Agraria se definiu como uma competição ibérica, que incluiria um olhar sobre a agricultura portuguesa e os seus profissionais.

Por virtude das suas semelhanças e localização geográfica, Valladolid está em condições de ser uma plataforma de negócio para as empresas e agricultores de Portugal, tal como o é para os expositores e visitantes do outro lado da fronteira.

O coração da Agraria é a grande exposição comercial apresentada, de 24 a 27 de janeiro, pelas mais importantes empresas do setor. Os visitantes irão encontrar desde grandes equipamentos aplicados no cultivo de cereais e beterraba até soluções para a proteção de culturas, estações meteorológicas, drones…

DA TERRA AO CÉU

O regadio pode ser um setor de grande interesse para os visitantes. Empresas de ponta no desenvolvimento e instalação de sistemas de rega para diferentes culturas estarão presentes na Agraria para exporem as suas soluções. Uma das características comuns é a versatilidade de formatos com os quais trabalham: coberturas aéreas e enterradas, localizações de água, perfurações, infraestruturas, automatização, irrigação por gotejamento, instalações de painéis solares, etc.

Culturas diferentes requerem soluções diferentes e na visita à Agraria é possível encontrar respostas às perguntas que qualquer agricultor coloca no momento de lançar ou modernizar um sistema de rega.

Em Espanha o regadio representa 24% da superfície agrícola, enquanto em Portugal, com 566 000 hectares, atinge 14% do total. Se falarmos em vinha, as diferenças são maiores, com 41% em Espanha e 28% em Portugal. Contudo, o leque de opções que podem ser encontradas na Agraria inclui também culturas como como o olival, frutos secos, hortícolas, forragens, etc.

Perante a ampliação dos regadios no Alentejo, com 50 mil hectares projetados na segunda fase do Alqueva, uma visita à Agraria permite conhecer em profundidade quais são as melhores soluções em matéria de regas para esse território.

AGRICULTURA DE PRECISÃO

Melhorar a rentabilidade das explorações é um desafio constante com o qual os agricultores se deparam e o resultado final está condicionado por uma infinidade de fatores. A seleção das melhores sementes é um ponto de partida. A Agraria oferece, também neste campo, um interessante leque pela mão das companhias especializadas que operam ao nível internacional. Tal como ocorre no âmbito da fertilização e proteção de culturas, setores que na Agraria têm uma presença destacada através de multinacionais e empresas familiares com ampla experiência no mundo do fabrico destes produtos. A investigação tem um papel muito relevante nesta matéria para dar resposta às exigências de novas formas de produção, à diminuição de resíduos, aos cultivos ecológicos, etc.

O cuidado do solo é uma questão recorrente quando se fala de agricultura e os fabricantes de pneus têm vindo a desenvolver modelos menos agressivos, com vista à redução da sua compactação. A feira Agraria conta também aqui com uma interessante oferta comercial para os visitantes, com presença de fabricantes espanhóis e internacionais.

CONCURSO DE MÁQUINAS INOVADORAS

A Agraria abre novamente o concurso de máquinas inovadoras, uma iniciativa com a qual pretende distinguir os equipamentos que contribuem com melhorias para os modelos convencionais.

O prazo para que os expositores apresentem as suas candidaturas finaliza no dia 10 de janeiro. Na passada edição, celebrada em 2019, concorreram um total de 25 equipamentos.

MAIS DE 30 MIL VISITANTES

Há vários meses que o recinto de Valladolid ocupa a totalidade da sua área de exposição para a Agraria, tanto dos pavilhões cobertos como das zonas ao ar livre. Esta excelente resposta por parte das empresas confirma a importância desta feira no calendário dos profissionais.

Na edição anterior mais de 33 mil pessoas visitaram a Agraria, procedentes de todas as províncias espanholas e das principais áreas agrícolas de Portugal. O acesso a profissionais do setor primário é gratuito e a acreditação pode ser solicitada através do website: www.feriavalladolid.com/agraria.

O diretor geral da Feria de Valladolid, Alberto Alonso, assinala que a “Agraria oferece aos agricultores a oportunidade de encontrar respostas aos desafios que o setor enfrenta no futuro”.

Subscreva a Revista Voz do Campo e mantenha-se atualizado todos os meses: