No programa da área governativa da Agricultura e Alimentação, integrado na iniciativa “Governo Mais Próximo”, ganha destaque o Plano de Recuperação e Resiliência, o qual contempla financiamento para a implementação da Agenda de Inovação para a Agricultura 20|30 “Terra Futura”.

No âmbito da iniciativa “Alimentação Sustentável” e para o desenvolvimento de projetos I&D+i, serão contratualizadas seis candidaturas, numa sessão que terá lugar na Quinta da Ciência Viva para a Agricultura Biológica. Enquanto parceira no contexto da implementação da Agenda “Terra Futura”, esta sessão será antecedida por uma visita à Quinta da França, onde está a ser desenvolvido um projeto na área da produção extensiva sustentável, com foco na mitigação e adaptação às alterações climáticas, na agricultura circular e na agricultura 4.0.

Neste programa estão ainda contempladas visitas a dois investimentos no interior do país, os quais comprovam o papel do setor no desenvolvimento regional e na gestão ativa do território:

  • A Adega 23, um projeto de uma mulher, médica, de Lisboa, que decidiu investir nesta região, numa área importante para a economia nacional e para as exportações portuguesas. Falamos de um setor que ambiciona atingir, em 2023, mil milhões de euros em exportações.
  • A Companhia do Lucriz, uma Herdade que, mediante a iniciativa de um investidor estrangeiro, tem uma das maiores áreas de nogueiras da Península Ibéria, com cerca de 300 hectares, dispondo também de um Centro de Tratamento de Frutos Secos.

No espírito de proximidade que norteia esta iniciativa do Governo, será ainda organizada uma sessão de apresentação/esclarecimento sobre o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, aberta aos agricultores e produtores da região e que pretende aprofundar o diálogo e a cooperação na construção e implementação da política pública.

A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, participa na iniciativa Governo Mais Próximo, em Castelo Branco, na quarta-feira, 25 de janeiro, com a seguinte agenda:

10h00 – A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, visita o projeto vinícola Adega 23.

Este projeto vitivinícola conta com uma moderna adega e uma área de vinha de cerca de 11 hectares, com o principal objetivo de criar vinhos de excelência, autênticos e de grande elegância.

Local: Estrada dos Amarelos – Sarnadas de Ródão, Saída 20 da A23

Coordenadas: 39.756903, -7.616511


12h00 – A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, visita a Quinta da França.

A Quinta da França, que encerra uma enorme diversidade paisagística e funcional, constitui um polo de investigação, desenvolvimento tecnológico, demonstração, formação e ensino na área da produção animal extensiva sustentável. Foca-se essencialmente nas temáticas relacionadas com a Mitigação das Alterações Climáticas, Adaptação às Alterações Climáticas, Agricultura Circular, Territórios Sustentáveis e Agricultura 4.0.

Local: Covilhã

Coordenadas: 40.273564, -7.432095

15h15 – A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, participa na cerimónia de apresentação e contratualização dos projetos I&D +i “Alimentação Sustentável”, inseridos na Agenda de Inovação para a Agricultura 2030, inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência – PRR.

Esta agenda, designada por “Agenda Terra Futura”, define o plano estratégico de inovação para a agricultura a 10 anos, com o propósito de aumentar a produtividade agrícola e reduzir o défice da balança agroalimentar.

Local: Herdade do Couto da Várzea – Quinta de Ciência Viva para Agricultura Biológica

Coordenadas: 39.891895, -7.289603


16h30 – A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, visita a empresa Sementes Vivas.

Esta é uma empresa ibérica com certificação biológica, que produz, processa e comercializa sementes certificadas de alta qualidade, mais adaptadas às condições edafoclimáticas mediterrâneas.

Local: Herdade do Couto da Várzea – Quinta de Ciência Viva para Agricultura Biológica

Coordenadas: 39.891895, -7.289603


  • Quinta-feira | 26 de janeiro, 2023 

15h30 – A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, visita a Companhia do Lucriz.

A Herdade tem uma das maiores áreas de nogueiras da Península Ibéria, com cerca de 300 hectares, dispondo também de um Centro de Tratamento Frutos Secos.

Local: Companhia do Lucriz, Vale Pousadas, Perais, Vila Velha de Ródão

Coordenadas: 39.688993, -7.592447