A APIP – Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos tem por missão promover e apoiar a indústria de plásticos através de ações que possam contribuir para o seu desenvolvimento e progresso técnico, económico e social, em conciliação com a preservação do ambiente.

A APIP está fortemente comprometida com uma abordagem ambientalmente consciente e responsável, adotando as práticas mais sustentáveis não só ao nível dos seus processos como também dentro do próprio setor que representa, promovendo aplicações e produtos de plástico cada vez mais sustentáveis, em linha com os desígnios da economia circular, onde a Investigação & Desenvolvimento e Inovação desempenham um papel fulcral. Em Entrevista, o Diretor Técnico da APIP, Nuno Aguiar, explica-nos um pouco melhor a atividade e visão sobre os plásticos utilizados na agricultura.

Como tem vindo a apresentar-se a utilização do plástico na agricultura?

As propriedades únicas dos plásticos têm permitido a sua utilização nos mais diversos mercados de aplicação, onde a área da agricultura não é exceção, resultando em claros benefícios para o aumento da produção, melhoria da qualidade e conservação dos alimentos e para uma melhor eficiência da gestão dos recursos naturais (p. ex.: minimização das perdas de água).

De acordo com os últimos dados disponíveis na publicação da Plastics Europe “Plastics – The facts 2022”, o mercado de aplicação de plásticos na agricultura representa, na Europa, cerca de 3,1%, correspondendo a aproximadamente 1,6 Mt. Os segmentos da Embalagem e da Construção e Edificação continuam a ser os mercados de aplicação mais representativos dos plásticos, com 39,1% e 21,3%, respetivamente (…).

→ Leia este e outros artigos completos na edição de janeiro 2023 da Revista Voz do Campo.