A Lisbon Food Affair encerrou a sua primeira edição com um balanço muito positivo, revelando-se como o mais importante evento para os setores da alimentação e bebidas, canal Horeca e Tecnologia Alimentar, que se realiza em Portugal.

Entre 12 e 15 de fevereiro este evento foi o epicentro de grandes negócios, resultantes não só da qualidade da oferta presente – com expositores lideres de mercado representantes de mais de 500 marcas – como pelo elevado nível de visitantes profissionais, nacionais e estrangeiros.

O Lisbon Food Affair foi também palco de um conjunto de dinâmicas de enorme relevância para os setores, onde se destacaram conferências, talks, apresentações e showcooking, tendo como base a inovação, a sustentabilidade e a internacionalização.

Para Marina Calheiros, Gestora Coordenadora da Lisbon Food Affair, um dos grandes objetivos foi o de “fazer deste evento mais do que uma mostra de produtos, um verdadeiro palco de experiências, pelo que foi com enorme satisfação que verificamos que as empresas responderam de forma entusiástica a este desafio”. Assim a experimentação foi a dinâmica mais utilizada pelos expositores com o objectivo de testarem novos produtos e receberam de forma proactiva um rápido feedback das novas necessidades e exigências de mercado.

Ainda segundo Marina Calheiros, a internacionalização – outro dos eixos estratégicos do evento – revelou-se de grande sucesso, dando como exemplo “as mais de 200 reuniões entre compradores internacionais, convidados pela Lisbon Food Affair, e empresas participantes, que resultaram em negócios efectivos para quase todos os expositores.” Estas reuniões trouxeram a Portugal cerca de 30 de compradores internacionais oriundos de países como Espanha, China, Angola, Países Baixos, França, Noruega, Itália, Marrocos, Colômbia e Emirados Árabes Unidos.

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, em visita à Lisbon Food Affair apelidou o evento de “montra do bom que produzimos no nosso país” e destacou que “os produtos nacionais, marcados pelo forte investimento em inovação, qualidade, sustentabilidade e segurança alimentar, brilham na nossa gastronomia, na nossa tradição, mas, também, além-fronteiras. É o que comprovamos, aqui, nesta iniciativa”. Por seu turno, Bernardo Ivo Cruz, Secretário de Estado da Internacionalização, destacou o quanto a Lisbon Food Affair está alinhada com as preocupações estratégicas do Governo ao nível da inovação, internacionalização e sustentabilidade.

  • A próxima edição está agendada para os dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2024.