Empenhada em estratégias de produção inovadoras, sustentáveis e capazes de garantir a qualidade dos frutos, a FITOSISTEMA organizou recentemente dois webinares em parceria com a BIOGARD, um dedicado à Confusão Sexual e Resíduo Zero para Fruteiras e outro à Confusão Sexual e Resíduo Zero para Vinha.A BIOGARD é a divisão Agro do CBC Group que representa a Shinetsu na Europa (feromonas de confusão sexual), parceira italiana da FITOSISTEMA que no seu catálogo possui produtos fitofarmacêuticos de origem natural já homologados em Portugal, autorizados para Modo de Produção Biológico. Os Webinares contaram com as comunicações de Paolo Sambado, diretor técnico da BIOGARD e Jorge Hernandez, diretor de marketing da CBC.

Com uma gama bastante completa de produtos registados para confusão sexual, Paolo Sambado explicou que neste momento a BIOGARD tem quatro produtos registados em Portugal. Ora, mas para se poder avançar para a estratégia de confusão sexual, antes há que conhecer muito bem a biologia da praga para perceber qual o momento oportuno de atuar. No caso das fruteiras, diferentes variáveis entre cada praga, ainda assim há alguns aspetos a importantes a reter, por exemplo no caso da Cydia pomonella – Carpocapsa (bichado), considerada a praga mais perigosa em todo o mundo. O método de confusão sexual funciona por cansaço sensorial dos machos, é criada uma nuvem de feromona sexual que cria competição entre as fontes artificiais de feromonas e as fêmeas adultas.

Então, quando é o melhor momento para colocar os difusores? Uma vez que a confusão funciona melhor com a praga com baixa população, o ideal é antes do primeiro voo, pois vai reduzir o número de fêmeas e assim sucessivamente porque se a confusão for colocada mais tarde significa que as fêmeas do primeiro voo serão fecundadas e o resultado limitado.

Embora existam diferentes tipos de difusores, na visão de Paolo Sambado os mais comuns são os de reserva de carga ou os aerossóis. Os mecanismos são diferentes entre si e no caso dos difusores por reserva de carga existem muitos mais pontos de emissão, colocados manualmente (500 a 1000 difusores por hectare em fruteiras). A nuvem de feromona é mais constante e uniforme, menos influenciada pelos ventos e relevo da parcela (…).

→ Leia o artigo completo na edição de março 2023 da Revista Voz do Campo.

Edição de março 2023