A ZONAVERDE assume-se como uma referência nacional em soluções de formação e consultoria empresarial. Diz o CEO, Jorge Pereira, que nas suas áreas de atuação é uma das maiores empresas a nível nacional, com uma das mais elevadas taxas de recomendação e referenciação por parte dos seus clientes. “A ZONAVERDE está ao lado das pessoas, a melhorar as suas competências, e junto das empresas e organizações, na resposta aos seus desafios e a criar valor de forma constante, desde 1996”.

Qual é a relevância do setor agrícola para a empresa?

O setor agrícola, em particular os cursos da área agrícola e os projetos agrícolas, tiveram sempre uma grande relevância na atividade da ZONAVERDE desde a criação da empresa em 1996. Temos uma equipa interna e colaboradores externos com uma vasta experiência neste setor, o que nos permite continuar a ter uma oferta formativa e consultoria na área que responde às necessidades dos técnicos e agricultores que nos procuram.

Da vossa oferta de formação, constam cursos de agricultura biológica. Porquê?

Temos 2 cursos de modo de produção biológico e 2 cursos de modo de produção integrado, um para agricultores e outro para técnicos agrários. Estes cursos são homologados pela Direção Regional da Agricultura e Pescas (DRAP) e são necessários para candidaturas

dos agricultores aos apoios e subsídios e necessários para os técnicos agrários poderem ministrar formação homologada na área. Além da obrigatoriedade para os efeitos acima indicados também começa a ser um tema com maior interesse e procura no seguimento das agendas de sustentabilidade e do ambiente.

Quais são os benefícios desta formação?

Os cursos de modo de produção biológico e modo de produção integrado são homologados pela Direção Regional da Agricultura e Pescas e possibilitam, no caso dos agricultores, concorreram a apoios e subsídios e, no caso dos técnicos agrários, ministrarem formação homologada na área. Para além destes benefícios, estes cursos permitem adquirir um vasto leque de conhecimentos teóricos e práticos sobre a temática, atualização sobre as tendências na área e, como são maioritariamente online (com aulas livres e em direto), a frequência nos mesmos é mais cómoda e flexível.

Com uma equipa composta por prestigiados e experientes formadores e consultores nacionais, a ZONAVERDE desenvolve e disponibiliza cursos para particulares e para empresas. No portal www.academiazonaverde.pt pode encontrar dezenas de cursos em 12 áreas de formação diferentes, maioritariamente no formato à distância. Neste site os utilizadores podem efetuar a compra dos cursos pretendidos, de uma forma simples e cómoda.

Quem procura este tipo de formação? Qual tem sido a adesão?

Os cursos de modo de produção biológico e modo de produção integrado são procurados, maioritariamente, por agricultores e técnicos agrários. A procura por estes cursos, no caso dos agricultores, depende sempre dos períodos de candidaturas a apoios e subsídios. Em períodos de candidatura, a adesão é maior. No caso dos técnicos agrários, a procura é mais ou menos equivalente o ano inteiro. Estes cursos têm sempre uma grande adesão e as turmas ficam quase sempre completas.

Para 2023, quantos cursos estão previstos? Já há datas?

Temos datas agendadas para 2023. No caso do curso de modo de produção biológico para agricultores, terá início a 15 de maio e o curso de modo de produção biológico para técnicos agrários, terá início a 10 de maio.No caso do curso de modo de produção integrado para agricultores, terá início 20 de abril e o curso de modo de produção integrado para técnicos, terá início a 1 de maio.

Qual a mais-valia destes cursos para o panorama da agricultura nacional?

A frequência destes cursos, nomeadamente por parte dos agricultores, permite adquirir os conhecimentos na área da agricultura biológica e modo de produção integrado e recorrer a apoios e subsídios para converter a exploração agrícola em modo de produção biológico ou modo de produção integrado. Este tipo de exploração combina as melhores práticas ambientais, contribuindo para a preservação da biodiversidade, dos recursos naturais e para o bem-estar animal.

→ Este e outros artigos na edição de abril 2023 da Revista Voz do Campo.