O seminário, Figo – Um fruto tradicional com perspetivas futuras, organizado pelo Agrupamento de Produtores GoFigo, teve lugar no passado dia 22 de abril, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.

O evento foi convocado com o objetivo de apresentar os resultados do projeto do Grupo Operacional GoFigo Produção, entretanto compilados no Guia Prático da Cultura da Figueira e a marca coletiva Figo de Torres Novas, que será gerida pelo Agrupamento de Produtores GOFigo.

O seminário reuniu largas dezenas de interessados na cultura da figueira, que está em pleno relançamento na região de Torres Novas, com vários hectares de novos pomares em crescimento, valendo-se das excelentes condições de solo e clima da região e da aplicação do conhecimento científico resultante do projeto GoFigo Produção.

Para além da apresentação dos resultados do projeto, do livro e da marca, o Seminário focou-se em duas linhas principais, a diversificação da utilização do figo e da figueira, e as questões ligadas à comercialização do fruto. No primeiro caso, duas intervenções, uma da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e outra do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, realçaram a riqueza nutricional do figo e o potencial farmacológico e cosmético da folha da figueira. No segundo caso, o representante da Portugal Fresh expôs algumas considerações sobre o potencial exportador do figo e uma mesa redonda com produtores debateu as dificuldades e as vitórias de quem se dedica profissionalmente a esta cultura.

Durante a tarde, os participantes, oriundos de todo o país e da vizinha Espanha, usufruiram de uma visita guiada a um figueiral tradicional, um pomar novo, ainda em crescimento, e uma experiência de plantação de figueiras em estufa.

→ Mais informação na edição de maio 2023 da Revista Voz do Campo: