LEGUMARIA

PROMOTORA: Catarina Santos

LOCALIZAÇÃO: Santa Maria (Açores)

ATIVIDADE PRINCIPAL: produção de microvegetais

ONDE ENCONTRAR: https://legumaria.wixsite.com/fresco

Legumaria é o projeto pessoal de Catarina Santos. Começou por cultivar microvegetais para consumo próprio e em conversa com outro horticultor da Ilha (Santa Maria – Açores) este sugeriu-lhe que os apresentasse a alguns restaurantes. A aceitação foi imediata e Catarina pôs mãos à obra.

Sendo um projeto recente a produção ainda é limitada, mas o objetivo é avançar para uma estufa e apostar em mais formação por forma a conseguir aumentar a produção garantindo a frescura e qualidade do produto. Assim, ter sido finalista da 3.ª edição do Programa TalentA (criado pela Corteva e CAP para dar relevo ao talento rural no feminino), teve particular impacto uma vez que, além do reconhecimento pelo empenho até aqui, permitir-lhe-á aceder a mentoria e aprofundar conhecimentos sobre microvegetais, otimizar a produção e explorar novas espécies.

Os microvegetais demoram cerca de 10-14 dias até estarem prontos para serem consumidos. Algumas espécies necessitam que as sementes sejam previamente hidratadas, mas o processo de produção é relativamente simples. A produtora reforça a importância de garantir condições ótimas de humidade e temperatura, que vão variando ao longo das diferentes fases de crescimento. E é precisamente o clima que acaba por trazer as maiores dificuldades ao processo uma vez que na região onde Catarina faz a sua produção normalmente a chuva e o nevoeiro são muito comuns. “Nestas alturas em que a luz natural é mais reduzida, o ciclo de crescimento estende-se por mais uns dias e é necessário recorrer a iluminação artificial para ajudar ao crescimento”.

→ Mais desenvolvimento na edição de abril 2023 da Revista Voz do Campo.