A AIHO – Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste – representa a fileira hortícola da região Oeste sendo Peniche, Lourinhã e Torres Vedras os concelhos mais expressivos. Hoje, nesta região, a horticultura protegida é composta essencialmente por mil hectares de estufas, com claro destaque para a cultura do tomate para consumo em fresco.
A horticultura protegida na área de intervenção da AIHO – Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste é particularmente relevante no concelho de Torres Vedras, onde há períodos específicos em que a totalidade da área está ocupada a cultura do tomate para consumo em fresco. Noutros períodos em rotação são utilizadas alternativas como a courgette, o feijão verde e o pepino.
Ora, sendo a região Oeste a principal produtora de hortícolas do país, perante as excelentes condições edafoclimáticas para tal, as estufas vieram permitir que essa produção fosse contínua ao longo de todo o ano, aproveitando assim melhor as oportunidades de escoamento para o mercado europeu. “Esta questão permite que as empresas que comercializam estas produções sejam referência no setor e mantenham abertos os canais de escoamento” (…).
→ Leia este e outros artigos completos na edição de janeiro 2023 da Revista Voz do Campo.