Introdução: A nutrição é um factor importante na obtenção de frutos de bom calibre comercial, com boa sanidade e boa conservação. Estes parâmetros só se conseguem com uma gestão completa, correcta e equilibrada dos vários nutrientes, ao longo das diferentes etapas do período produtivo da cultura.Para melhor compreender esta técnica no sentido de obter a melhor quantidade e qualidade da produção (calibre a uniformidade dos frutos), é importante conhecer bem as diferentes etapas que compõem o ciclo cultural anual, que são as seguintes:

· Período pré-floral (com as reservas acumuladas na planta em macro e micronutrientes, resultante da fertilização em pós colheita);

· Vingamento e engrossamento dos frutos (desde a queda das pétalas até às 8 semanas seguintes, aproximadamente de meados de junho a meados de agosto);

· Acumulação da matéria seca no fruto;

· Maturação do fruto;

· Reservas nutritivas (após a colheita e até à queda total das folhas).

Entre os vários factores, geralmente designados por parâmetros, o que maior influência tem na venda comercial é o calibre e a uniformidade dos frutos, que afectam notoriamente o preço de venda.

O calibre depende de vários factores, tais como a carga de frutos, a relação folhas/frutos, o estado hídrico e especialmente o estado nutricional das plantas.

O calibre e a uniformidade dos frutos à colheita são de particular importância, pois não só vai facilitar e rentabilizar a mesma, como vai valorizar o produto final.

A fertilização está entre as principais práticas culturais a que os produtores devem recorrer para a obtenção de frutos de bom calibre comercial, com boa sanidade e boa conservação. Estes parâmetros só se conseguem com uma fertilização completa, correcta e equilibrada, nos períodos pré e pós-floração.Esta parte aborda um tema fundamental a nível da nutrição da actinídea, que é necessário ter muito presente, a influência da fertilização na qualidade da floração e na obtenção de melhores frutos.

A taxa de abrolhamento e a floração são determinantes no potencial produtivo dos nossos pomares, a qual depende de um parâmetro muito importante:

O estado nutricional das plantas

O estado nutricional das plantas obriga à presença na solução do solo de alguns elementos nutritivos (azoto, fósforo e potássio), assim como uma boa capacidade de absorção da água e dos nutrientes, por parte do sistema radicular daquelas (…).

Autoria:
António Guerra
Engenheiro Técnico Agrário
Licenciado em Engenharia AgroPecuária
Formador e Consultor Técnico em Nutrição Vegetal
* Escrito ao abrigo do anterior AO