Com a “folha verde”, o futuro está na vossa mesa. É o slogan desta iniciativa que visa promover o consumo de alimentos biológicos em Espanha e Portugal.
Hoje, dia 19 de abril de 2023, a Ecovalia, associação profissional espanhola de produção biológica, e a Agrobio, Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, apresentaram em Madrid a campanha “Com a folha verde, o futuro está na vossa mesa”.
O objetivo desta iniciativa é promover o consumo de alimentos biológicos europeus em Espanha e Portugal e aumentar o reconhecimento do selo europeu de certificação biológica. A “Eurofolha” garante que os produtos colocados no mercado com este selo cumprem todos os requisitos estabelecidos pelos regulamentos deste sistema de produção, que é comum a todos os Estados Membros da União Europeia.
A campanha, que tem um orçamento de mais de 1.500.000 euros, decorrerá ao longo de 2023 e 2024 e inclui um vasto programa de atividades destinado aos consumidores, profissionais, crianças em idade escolar e líderes de opinião.
Para os consumidores, serão realizadas ações promocionais em diferentes mercados em Espanha, a fim de aumentar o nível de reconhecimento do rótulo biológico europeu e aumentar a sensibilização para os benefícios do consumo de alimentos biológicos.
Para profissionais do setor, está prevista a participação em feiras nacionais e internacionais de produtos biológicos, tais como Organic Food Iberia, Biofach, Natexpo, Nordic Organic Food Fair, Alimentaria e Biocultura.
O programa escolar EducaBio, para crianças entre os 8 e 12 anos de idade, será realizado em aproximadamente 100 centros educativos em Espanha, aproximando este sistema produtivo de toda a comunidade educativa.
A introdução de alimentos biológicos na cozinha de restaurantes e nas famílias é também um dos desafios desta campanha, que será trabalhada através da BioRestauração, um concurso de cozinha para amadores e profissionais em Espanha.
Finalmente, serão também realizadas reuniões e viagens de imprensa com jornalistas especializados para lhes dar conhecimento em primeira mão do setor e para auxiliar na divulgação dos benefícios do consumo destes produtos.
Quanto às atividades a serem realizadas em Portugal, estas seguirão a mesma linha e incluirão reuniões on-line com consumidores e profissionais; participação em feiras setoriais e mercados gastronómicos; conferências e concursos em escolas de hotelaria e restauração, bem como reuniões e ações com empresas e jornalistas.
O presidente da Ecovalia, Álvaro Barrera, salienta que esta campanha “reforça o trabalho que temos vindo a fazer há alguns anos na nossa associação para promover o consumo de produtos biológicos e é a primeira a ser realizada no nosso país por uma entidade privada do sector. Além disso, estamos convencidos de que contribuirá para melhorar o reconhecimento da Eurofolha, o selo europeu que garante este sistema de produção, e o posicionamento dos alimentos biológicos produzidos em Espanha no quadro da União Europeia”.
O presidente do Agrobio, Jaime Manuel Carvalho Ferreira salienta que esta é uma oportunidade única de promover e valorizar os produtos biológicos como alimentos, em que a Saúde e o Ambiente, são valores fundamentais.
A AGROBIO, associação pioneira, desde 1985, na promoção e divulgação da Agricultura Biológica em Portugal, vem com esta iniciativa dar a conhecer o logotipo europeu para o produto biológico, como garantia ao consumidor do mais elevado padrão de qualidade.
A campanha “Com a folha verde, o futuro está na vossa mesa”, que será levada a cabo pela Ecovalia e Agrobio, é financiada pela Agência Executiva Europeia de Investigação da União Europeia e faz parte das campanhas “Enjoy, it’s from Europe”, que elevam o perfil dos produtos agroalimentares europeus.