Reuniu no campus da Tapada da Ajuda, pela primeira vez, a Comissão Executiva do AGRI.Hub composta pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Instituto Superior de Agronomia (ISA) e NOVA Information Management School (NOVA IMS), para debater propostas e definir cronograma para a próxima fase do projeto. Na reunião também estiveram presentes alguns outros parceiros do projeto – Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP), Aromni e Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal (InovTechAgro).
Nesta reunião foram discutidos os avanços tecnológicos que serão implementados no setor agrícola, partindo dos antigos ensaios de mecanização até à utilização da inteligência artificial, realidade aumentada e virtual. O AGRI.Hub pretende explorar e desenvolver soluções inovadoras que melhorem a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade da agricultura.
Os parceiros tiveram oportunidade de realizar a primeira visita ao local onde o Polo de Inovação AGRI.Hub será desenvolvido, tendo o Sr. Presidente da Comissão Executiva apresentado o projeto em detalhe, proporcionando uma visão clara do que será o futuro do Polo.
O processo de adjudicação para a contratação dos serviços de arquitetura já se encontra a decorrer, estando previsto que tenha uma duração de 4 meses, após os quais o projeto final será concluído, o que permitirá avançar com o procedimento de concurso público para a empreitada. Em breve será efetuada a programação de um conjunto de eventos, os quais serão uma oportunidade para a comunidade acompanhar de perto o progresso do projeto e promover a sua divulgação, gerando interesse e dinamismo em torno do AGRI.Hub.
A colaboração entre a Comissão Executiva e os parceiros promete trazer inovação e transformação para os verdadeiros atores no campo, os agricultores, explorando novas possibilidades estratégicas e melhorando a competitividade e a sustentabilidade do setor em Portugal.