De uma forma geral, é nesta fase que o fruticultor deve ter especial atenção à nutrição e proteção das suas árvores e frutos, neste caso as cerejeiras. Para um bom rendimento da exploração e agrado do consumidor é necessário que a cereja tenha um bom calibre, na escala avaliada será acima do calibre 24.

Por isso devemos satisfazer a árvore em relação às suas necessidades nutricionais. A cerejeira Prunus avium pertence à família Rosaceae por ser uma fruteira de clima temperado e de folha caduca que é cultivada em várias regiões da europa e do nosso país, existindo várias variedades, as temporãs com maturação em abril até final de maio, as de meia estação com maturação em junho e as tardias com maturação até fim de julho.

São árvores que exigem solos bem drenados e com um PH próximo da neutralidade (entre 6,0 a 7,5) ou seja solo pouco ácido, requerem um local que tenha boa exposição solar bem como abrigado de ventos fortes, o solo deve ser profundo para que se promova um bom desenvolvimento radicular e deve ser rico em matéria orgânica.

No vigamento e no engorde, devemos apostar em determinados nutrientes, tais como o cálcio e o potássio

Devemos ter em especial atenção às necessidades nutricionais durante todo o seu ciclo vegetativo e no remate final, ou seja no vigamento e no engorde, apostar em determinados nutrientes, tais como o cálcio e o potássio que podem ser fornecidos via foliar ou via rega (…).

→ Leia o artigo completo na edição de junho 2023 da Revista Voz do Campo