No passado dia 11 de maio, a OLIVUM participou no Fórum Económico Social do Simpósio Técnico e Científico da Expoliva 2023 – Feira Internacional da Indústria do Azeite e Indústrias Afins, em Jaén (Espanha), considerada o maior evento do setor a nível mundial, onde apresentou o Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo.

O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo resulta do reconhecimento da importância da oferta de azeites produzidos de forma sustentável nas suas dimensões ambiental, social e económica1,5,6,7, contribuindo para o desenvolvimento da atividade olivícola da região, com níveis elevados de competitividade e eficiência e para a captação e manutenção de mercados que valorizam estas práticas, reforçando a imagem e o valor dos Azeites e da região do Alentejo.

O Alentejo afirmou-se como a maior região produtora de azeite a nível nacional com 53% da área de olival em Portugal2.

A instalação de olivais modernos, regados e mais eficientes, aumentou a produtividade mais de 6 vezes nos últimos 18 anos.

Os lagares também se modernizaram, permitindo que a produção de azeite seja mais eficiente, com melhor desempenho ambiental e mais qualidade, com 95% do azeite produzido classificado como virgem ou virgem extra.

Em 1997 o Alentejo produziu 99 mil toneladas de azeite, e em 2021: 1 milhão de toneladas, o que representa um crescimento de 91%, permitindo que em 2022 Portugal se tornasse o 6º maior produtor de azeite no mundo e o 3º maior exportador da União Europeia, com o Alentejo a produzir 85% do azeite nacional2,4.

O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA) foi criado com o objetivo de reconhecer práticas sustentáveis nas suas vertentes ambiental, económica e social da produção.

O PSAA é um projeto liderado pela OLIVUM em colaboração com a Universidade de Évora, que identifica e sistematiza um conjunto de práticas que promovem a sustentabilidade. Este exercício traduz-se no desenvolvimento de um Referencial de Sustentabilidade, bem como de um programa de avaliação de resultados de sustentabilidade e promoção de boas práticas e apoio aos produtores na tomada de decisão, que permite uma avaliação criteriosa e classificação da produção, para que esta possa ser certificada, aumentando o reconhecimento da qualidade e valor do azeite produzido no Alentejo (…).

→ Leia mais na edição de junho 2023 da Revista Voz do Campo

Autores

Maria Raquel Lucas1, Gonçalo Moreira2
1CEFAGE – Centro de Estudos e Formação Avançado em Gestão e Economia Universidade de Évora, Largo dos Colegiais, Évora, 7000-803, Évora
2OLIVUM – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, Rua de Blasco Hugo Fernandes nº3, 7800-591 Beja – Portugal

Bibliografia:
1 Alamprese, C., Caponio, F. & Chiavaro, E. (2021). Sustainability of the Olive Oil System. Foods, 10(8), 1730. doi.org/10.3390/foods10081730
2 INE – Instituto Nacional de Estatística, 2022.
https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&userLoadSave=Load&userTableOrder=9286&tipoSeleccao=1&contexto=pq&selTab=tab1&submitLoad=true&xlang=pt
3 INE – Instituto Nacional de Estatística, 2022ª
https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&indOcorrCod=0000019&xlang=pt&contexto=bd&selTab=tab2
4 IOC – International Olive Council, 2022. https://www.internationaloliveoil.org/the-world-of-olive-oil 5
Aschemann-Witzel, J. & Peschel, A. (2019). How circular will you eat? The sustainability challenge in food
and consumer reaction to either waste-to-value or yet underused novel ingredients in food. Food Quality and
Preference, 77, 15–20. doi.org/10.1016/j.foodqual.2019.04.012
6 Coderoni, S. & Russo, C. (2020). Consumer Attitudes towards Local and Organic Food with Upcycled Ingredients: An Italian Case Study for Olive Leaves. Foods, 9(9), 1325. doi.org/10.3390/foods9091325
7 Tsakiridou, E., Mattas, K. & Tzimitra-Kalogianni, I. (2006). The influence of consumer characteristics and
attitudes on the demand for organic olive oil.Journal of International Food & Agribusiness Marketing,18, 3–4.
doi.org/10.1300/j047v18n03_3

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