Introdução: O efetivo bovino em Portugal tem vindo a aumentar nos anos recentes, e com este, o peso económico no setor. Os produtores de carne de bovino procuram raças caracterizadas por um crescimento otimizado e carcaças de qualidade superior.

A história da criação de bovinos Aberdeen-Angus em Portugal teve início com a importação dos primeiros animais, e posterior primeiro registo no livro genealógico em 2008.

Esta raça bovina (Figuras 1 e 2) compila um leque de características morfológicas, comportamentais e produtivas, que justificam o interesse por muitos produtores em Portugal.É uma raça bovina caracterizada por uma maturidade precoce a nível reprodutivo, permitindo a entrada à cobrição a idades mais jovens e a pesos mais leves. A nível produtivo, necessita de um período de engorda mais curto, visto iniciar a deposição de gordura intramuscular mais precocemente (Bureš e Bartoň 2018) e, permite um abate a idades mais jovens, com uma garantia de maior rendimento de carcaça (Castro Da Costa et al.). Para além das características acima mencionadas, apresenta também um temperamento calmo, facilitando assim o maneio das vacadas, rusticidade e a característica mocha dominante na descendência (AAPT 2021).

Este estudo foi realizado em colaboração com a Associação de Criadores Aberdeen-Angus Portugal e visa caracterizar a raça Aberdeen-Angus em Portugal, em termos produtivos e reprodutivos no período 2014-2020 (…).

Autores →

Ana Bastos1, João P. B. Freire1, Pedro Santos Vaz2, André M. de Almeida1
1LEAF—Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food Research Center, Associated Laboratory TERRA, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, Tapada da Ajuda, 1349-017 Lisboa, Portugal.
2Aberdeen-Angus Portugal- Associação de Criadores, Vinha Brava – Parque de Exposições Bloco Este, Piso 0, 9701-861 Angra do Heroísmo.
Autor para correspondência: AM Almeida (aalmeida@isa.ulisboa.pt)

Referências
AAPT. (2021). Associação de Criadores de Aberdeen-Angus Portugal.
[acedido 2021 Jan 29]. https://www.aberdeen-angus.pt/.
Bureš D, Bartoň L. (2018). Performance, carcass traits and meat quality of Aberdeen Angus, Gascon, Holstein
and Fleckvieh finishing bulls. Livest Sci. 214:231–237.
Castro Da Costa E, Restle J, Nunes Vaz F, Celetino D, Filho A, Augusto R, Carvalho Bernardes L, Kuss F.(n.d.)
Características da Carcaça de Novilhos Red Angus Superprecoces Abatidos com Diferentes Pesos.

→ Leia o artigo completo na edição de maio 2023 da Revista Voz do Campo: