A Cerfundão é hoje uma reconhecida organização de produtores, situada no coração da Cova da Beira, no Fundão, sendo esta a região responsável por 50% do volume de produção de fruta de caroço nacional (principalmente cereja e pêssego).

Em plena campanha da cereja, estimam quebras globais de produção próximas dos 60% devido ao clima.

A área de cereja dos associados da Cerfundão espalhada por 300 hectares, numa campanha normal, rondam as 1100 toneladas. No entanto, para o ano de 2023 estimam quebras globais de produção próximas dos 60% devido ao impacto que teve a formação de geadas e alguns dias com elevadas temperaturas durante a floração que ficou mediada entre a última quinzena de março e a primeira quinzena de abril, aponta Filipe Costa, um dos responsáveis da Cerfundão. “Estas elevadas oscilações térmicas prejudicaram a polinização e consequentemente o vingamento das cerejeiras. Temos muitas variedades com baixos vingamentos e mesmo com ausência de produção que terão um forte impacto negativo na rentabilidade da própria operação da colheita e na escassez de oferta de cereja nos mercados”. Em suma, é uma campanha exigente para a produção devido à quebra de produtividade registada e a dificuldade que os produtores terão de colmatar com o aumento dos custos de produção nomeadamente dos combustíveis, fertilizantes e fitofármacos, não esquecendo também a subida dos custos da mão de obra e a elevada carga fiscal associada.

Filipe Costa refere que as principais dificuldades que têm sentido nas últimas campanhas, residem na capacidade de encontrar mão de obra disponível para as necessidades, principalmente na colheita da cereja que tem uma maior exigência devido à perecibilidade do fruto e a sua reduzida janela de oportunidade de maturação na árvore.

A Cerfundão é uma sociedade por quotas e organização de produtores composta por 25 sócios produtores com 300 hectares de cerejeiras, 150 de pessegueiros, 40 de macieiras, 30 de pereiras e 20 hectares de marmeleiros, com o principal objetivo de acrescentar valor aos seus sócios ligados à fileira da fruta na região da Cova da Beira.

“Conseguir conjugar a definição do ponto ideal de maturação com a sua efetiva colheita não é fácil devido à escassez de trabalhadores nacionais. O que ainda vai mitigando algumas carências mais urgentes é alguma disponibilidade de mão de obra estrangeira através de parcerias entre a Cerfundão e empresas de trabalho temporário certificadas”.

→ Leia o artigo completo na edição de junho 2023 da Revista Voz do Campo

→ Subscreva a nossa revista em: https://lnkd.in/efjcuqFi