A Associação de Promoção dos Frutos Secos, Portugal Nuts, criada em 2021 como uma resposta às necessidades sentidas pelos produtores de frutos secos visa a promoção dos interesses dos associados.
A produção nacional de frutos secos tem aumentado ano após ano, sendo Portugal o país do Mundo onde a área mais cresceu, nos últimos 10 anos.Este crescimento cria desafios para os quais encontrar soluções passa por uma comunicação permanente entre todos. A abordagem da Associação é inovadora e disruptiva promovendo o trabalho colaborativo com diferentes stakeholders e uma relação de proximidade com os associados.
Os associados e entidades diversas (Nova SBE, InnovPlantProtect) são convidados a participarem na análise e definição de estratégia das várias temáticas com que a fileira dos frutos secos se debate. Ao serem incluídos diferentes visões é possível uma análise mais completa das várias vertentes do processo.
Água, proteção de culturas e, sustentabilidade são os grupos de trabalho nos quais a Associação atualmente desenvolve momentos de reflexão.
O aumento da área de produção de frutos secos reflete-se num aumento das quantidades e dos resíduos gerados. Consciente desde já que os resíduos ou subprodutos dos frutos secos poderão ser aproveitados, a Portugal Nuts iniciou já ações no sentido de identificar oportunidades de negócio que têm como matéria-prima os subprodutos.
Capota, casca e ainda madeira são alguns dos subprodutos com os quais estão a ser desenvolvidos estudos no sentido da produção de alimentação humana (farinhas), alimentação animal, produtos de construção, entre outros.
A investigação é essencial neste processo, tendo a Portugal Nuts promovido reuniões com o CEBAL, Colab Food4Sustainability e a start-up Bioworld. O objetivo é dispor de um leque de soluções testadas e com retorno financeiro de modo que os associados possam criar valor e promover a economia circular.