A Amêndoas Vitóriapolis abriu as portas da Herdade da Coelheira, em Santa Vitória, Beja, no dia 22 de junho, para apresentar os resultados do Projeto Embaixador no seu amendoal de 300 hectares.

Este projeto da Syngenta Biologicals visa demonstrar a importância da bioestimulação no acréscimo de produção das culturas agrícolas.

O plano de bioestimulação foi desenhado à medida das necessidades do amendoal e teve por base 5 produtos Valagro – Vitasève; MC Set; Megafol; MC Extra e Brexil ZN- aplicados ao longo de todo o ciclo da cultura, na totalidade da área de amendoal.

Dois produtos destacam-se pelo seu contributo para o vigor, a sanidade e a produtividade do amendoal: Vitasève, melhora a atividade do cambio vascular e promove o transporte ótimo da seiva dentro da planta e a lenhificação das amendoeiras; e MC Extra, à base da alga A. nodosum e com capacidade de regulação hormonal (relação auxinas/citoquininas) e de dirigir os fotoassimilados para o fruto, contribuindo para o aumento do calibre.

“Queremos que a planta, através do nosso plano nutricional, percorra o seu ciclo vegetativo ultrapassando os stresses biótico e abiótico sem nunca perder o seu potencial de produção e, além disso, visamos otimizar o uso dos fertilizantes. Trabalhamos calibres e enchimento dos frutos para otimizar produções e, ao mesmo tempo garantir diferenciação floral para o ano seguinte”, explicou João Lopes Bilro, Sales Representative Bio Atlantic – Portugal na Syngenta.

Pedro Janeiro, diretor-geral da Amêndoas Vitóriapolis, utiliza produtos Valagro desde a plantação do amendoal, em 2018, e descreve a bioestimulação como uma ferramenta que “potencia todo o bom trabalho que já fazemos, a bioestimulação leva o pomar para a milha extra, para um patamar de alta produtividade, é um booster, e também  promove uma boa saúde das plantas, atenua os efeitos das doenças e prepara a planta para lidar melhor com episódios de stress tais como ataques de pragas, ondas de calor ou geadas”.

“O Vitasève tornou-se obrigatório, desde a primeira aplicação, no nosso plano de tratamentos, usamo-lo no início da Primavera, quando as amendoeiras já têm toda a folhagem desenvolvida, e as árvores ficam com um aspeto extraordinário, uma cor muito saudável, que vai influenciar o nível de fotossíntese”, explica o responsável da Amêndoas Vitóriapolis.

Com cinco anos de idade, o amendoal da Herdade da Coelheira deverá atingir já este ano uma produtividade média de 2400 kg miolo de amêndoa/hectare. É composto por cinco cultivares de amêndoa auto-férteis de casca dura e floração tardia – Lauranne, Soleta, Marta, Marinada e Vairo – e tem um compasso de plantação de 6mX4m. O sistema de rega gota-a-gota é de linha dupla e a dotação de rega de 7500 a 8000 m3/hectare/ano.

A Valagro tem 40 anos de experiência como empresa pioneira em inovação na área dos bioestimulantes e, desde o ano 2020, integra o Grupo Syngenta, na unidade de negócio Syngenta Biologicals. Esta aquisição faz parte da estratégia da companhia para ajudar os agricultores a praticar uma Agricultura Regenerativa, mantendo a rentabilidade das suas explorações.

→ Subscreva a nossa revista em: https://lnkd.in/efjcuqFi