O presente artigo surge na sequência da comunicação “Inimigos do tomateiro – pragas e doenças” apresentada no evento “Tomate Coração de Boi do Douro – da Sementeira à Mesa”, dirigido sobretudo a agricultores produtores de tomate coração de boi na região do Douro.
Trata-se de agricultores que contribuem para mitigar a desertificação dos territórios do interior, valorizando e promovendo a produção local, através de circuitos curtos de comercialização e que procuram desenvolver uma atividade sustentável, através de sistemas de produção adequados ao efeito.
No Douro, o tomate coração de boi é produzido em cultura de ar livre. A praga-chave da cultura é, atualmente, a traça-do-tomateiro que, em Portugal, foi observada pela primeira vez em maio de 2009.
A importância dos ataques deste inseto deve-se quer à sua grande capacidade reprodutiva, ao ser capaz de desenvolver 9-10 gerações anuais, quer ao facto de possuir grande diversidade de hospedeiros alternativos, como a batateira, a beringela e plantas espontâneas como a erva-moira e a figueira-do-inferno. As lagartas da traça-do- -tomateiro penetram nas folhas, nos caules e nos frutos, onde se alimentam escavando galerias (Figura 1).
Os ataques originam perda do valor comercial dos frutos e da produção a par do enfraquecimento generalizado da planta (em resultado da diminuição da sua capacidade fotossintética), podendo mesmo causar-lhe a morte.
O aranhiço-amarelo é outra praga que pode provocar prejuízos significativos, sobretudo em zonas mais quentes (…).
Fátima Gonçalves1 e Elisabete Figueiredo2
1CITAB, Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 5000-801 Vila Real
2LEAF-Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, Tapada da Ajuda, 1349-017 Lisboa
Referências bibliográficas
Costa, C.A., Aguiar, A., Parente, C., Neto, J., Valério, E., Godinho, M.C., Figueiredo E. (2022) Transition toward agroecology among family farmers: crop protection practices. In: Rakshit, A., Chakraborty, S., Parihar, M., Meena, V.S., Mishra, P.K., Singh, H.B. Innovation in small-farm agriculture: improving livelihoods and sustainability.
CRC Press, Boca Raton, USA, pp. 139-149.
Lefrançois, S., Thorez, J-P. (2014) Plantas compañeras en el huerto ecológico. Guia de cultivos associados.
Colección Guias para la fertilidad de la Tierra. Gráficas Lizarra. Estella – Navarra, 189 p.