A empresa Green Factor, SA, organização de produtores, referência no panorama Nacional Português na produção de mirtilos, também esteve na Macfrut.

Fundada em junho de 2016 caracteriza-se por ser uma sociedade anónima com o objetivo de agregar, processar, expedir e agilizar os processos de encaminhamento e comercialização da fruta (mirtilos) de um grupo de produtores. À data, a estrutura acionista da empresa é composta por 41 acionistas, sendo 39 produtores e dois acionistas não produtores.Apesar da sua recente constituição, esta empresa resulta de um conjunto de iniciativas que ocorreram desde 2013 até esta data, e que visam o seguinte:

• Encontrar uma alternativa viável para contrariar o abandono da atividade agrícola;

• Fazer o aproveitamento do potencial produtivo existente, clima e solo, por via da implementação de uma cultura rentável;

• Aproveitar a disponibilidade existente à data em matéria de fundos comunitários para alavancar o tecido produtivo na fruticultura;

• Tornar o território numa referência a nível nacional da produção de Mirtilos e aproveitar a janela de oportunidade existente para colocação do fruto produzido nos mercados do Norte da Europa.

Fruto da conjugação destes fatores, um grupo de Jovens Agricultores, de diferentes origens académicas, etárias e profissionais, aproveitou o momento e apresentaram um conjunto de projetos aos mecanismos de financiamento existentes e instalaram/reconverteram as suas explorações agrícolas, em fruticultura, na cultura de mirtilo.

Deste processo resultou um agregado de 39 produtores/as, que representam, à data 90 hectares de cultura em diferentes estágios de desenvolvimento, com alguns produtores já em ampliação das suas áreas de produção, e que prevêem em 2026 atingirem uma produção comercializável de 900 toneladas de mirtilos. As primeiras plantações ocorreram em dezembro de 2012. Todo este processo iniciado em 2012 tinha um objetivo claro definido – 1000 ton de mirtilos em 2027.

Tadeu Alves
Administrador da Green Factor

→ Mais desenvolvimento na edição de junho 2023 da Revista Voz do Campo

 

→ Subscreva a nossa revista em: https://lnkd.in/efjcuqFi