Determinada em defender o mundo rural e os seus agentes na área florestal, a Navigator cria Clube de Produtores Florestais

A The Navigator Company acaba de lançar o Clube de Produtores Florestais, um veículo pioneiro para reforçar a relação com todos os seus parceiros – nomeadamente, proprietários, produtores, fornecedores de madeira e prestadores de serviços – e focado no aumento da atratividade da atividade florestal e do rendimento destes agentes. O Clube terá um importante contributo na maximização da produtividade e da produção nacional de madeira através da proliferação de práticas de gestão sustentáveis e ativas na floresta, materializando três princípios chave: mais proximidade, mais investimento e maior compromisso.

Na génese da criação deste Clube está o reconhecimento por parte da Navigator do papel preponderante que a comunidade de Produtores Florestais tem para o sector e a necessidade de trabalhar a capacitação e o desenvolvimento dos vários agentes.

Esta iniciativa inovadora, com a qual a Empresa reforça o seu papel na defesa do mundo rural e dos agentes da fileira, contribuirá, em simultâneo, para a diminuição do risco de incêndio – relembrar que as zonas de eucaliptal gerido apresentam uma incidência de área ardida 4,0x vezes inferior[1] a zonas de matos e inculto e que da média do total da área ardida entre 2000-2022, 45% foi relativa a matos e pastagens, 21% a pinhal e 18% a eucaliptal (dos quais cerca de 2% respeitante a áreas geridas e quase 16% referentes a áreas não geridas) – e das emissões associadas, bem como para maior captura de carbono, mais serviços de ecossistema gerados e maior distribuição de riqueza por todo o país.

[1] face à % de área ardida do stock da cultura (2011-2020), disponível no estudo “Maximização do valor ambiental e socioeconómico da floresta em Portugal”, elaborado pela Biond (Jun-23);

O Clube de Produtores Florestais Navigator será a porta de entrada para todo o universo da The Navigator Company, permitindo aos seus parceiros o acesso a uma caixa de ferramentas que maximize o potencial dos seus negócios. Além disso, este será um Clube também suportado em tecnologia e com o qual se pretende estimular a conectividade digital e modernização das cadeias de valor da floresta, distinguindo e valorizando os agentes do sector.

A Navigator acredita que existe espaço para fortalecer o sector florestal e incrementar o valor a criar e partilhar. Este é um objetivo só possível de alcançar atuando em escala e de forma colaborativa, e trabalhando na capacitação e desenvolvimento dos vários agentes, seja através da inovação dos meios mecânicos ou da atração, valorização e retenção de recursos humanos.

Através do Clube de Produtores Florestais Navigator, os associados terão acesso a uma solução diferenciadora e a benefícios exclusivos:

  • Programas de coinvestimento para dinamizar a floresta;
  • Fontes de conhecimento único sobre todas as práticas florestais, alavancando o RAIZ, um Centro de I&D singular no mundo;
  • Custos de produção sustentáveis para todos os intervenientes;
  • Apoio à modernização e qualificação dos recursos humanos;
  • Benefícios exclusivos que recompensem o compromisso dos seus membros com a Navigator.

Nos últimos anos, a Navigator tem vindo a fortalecer a sua relação de parceria com os produtores florestais, assente na partilha de conhecimento e em ações pedagógicas em torno dos valores da gestão florestal sustentável e da certificação florestal. Este Clube é mais um passo nesse caminho.

O evento de Produtores Florestais, que decorreu este junho em Vendas Novas, foi o palco escolhido para o anúncio da criação deste veículo agregador, o qual, face à sua ambição, será desenvolvido ao longo dos próximos meses e conta desde já com fortes expectativas, nomeadamente por parte de dezenas de parceiros que estiveram presentes e formalizaram o seu interesse em fazer parte deste Clube pioneiro no setor.