Carolina Costa Técnica especialista da iniciativa Classificação em Economia Circular da ADENE – Agência para a EnergiaEnfrentamos desafios globais que colocam em causa o nosso futuro. Escassez de recursos, destruição de ecossistemas, perda de biodiversidade, poluição e alterações climáticas, são apenas alguns dos problemas inerentes à insustentabilidade das atividades económicas

Se a Economia Circular tivesse um slogan seria “Nada se perde, tudo se transforma”

O setor Agrícola tem a oportunidade de liderar essa transição através da introdução e reforço de atividades circulares e ciclos naturais em práticas novas ou já existentes. A Economia Circular vem fomentar a proteção do Ambiente natural e a melhoria das condições de vida da sociedade, através de ganhos de produtividade material na produção e consumo. Esta transformação visa sobretudo um uso racional e eficiente de recursos essenciais como água, energia e materiais, bem como do desenvolvimento e integração de estratégias de gestão ambiental, social e de governança mais sustentáveis. Se a Economia Circular tivesse um slogan seria “Nada se perde, tudo se transforma”, inspirada na máxima de Lavoisier e nos processos encontrados na Natureza, nos quais o setor agrícola se pode basear de forma tão próxima.

Portugal compromete-se com o plano europeu e metas de descarbonização

Têm sido feitos esforços ao nível dos incentivos para acelerar a transição do atual modelo linear para um cada vez mais circular. De destacar o Plano Europeu de Economia Circular lançado em 2022 que incide “nos setores que utilizam mais recursos e onde o potencial de circularidade é elevado”. Portugal compromete- -se com o plano europeu e metas de descarbonização através da execução do Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC), que contempla ações transversais nas áreas governativas, para criar parcerias que estimulem a inovação e financiamento de soluções circulares, e define agendas orientadoras a nível setorial e regional. Este plano encontra-se atualmente em revisão, para reforçar o empenho de Portugal nesta matéria (…).

→ Mais desenvolvimento na edição de julho 2023: