Em entrevista, Pedro Valadas Monteiro (PhD), Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, fala-nos da nova praga nos citrinos – Scirtothrips aurantii

Já se verificam prejuízos na produção ? De acordo com a informação que temos recebido da produção e das observações efetuadas, existem relatos de prejuízos em especial em limoeiros e limas, nos frutos originados da floração do verão – inícios do outono.

Os produtores estão a precaver-se com algumas medidas em específico ? Os produtores tem efetuado alguns tratamentos fitossanitários para minimizar os eventuais prejuízos provocados por esta praga.

Qual o aconselhamento da DrapAlgarve aos agricultores ? A DRAP Algarve através da Estação de Avisos Agrícolas do Algarve emite avisos fitossanitários com indicação do melhor momento e meios de luta a utilizar para o seu combate /aplicação de medidas de erradicação. No site da DRAP Algarve existe informação especializada sobre esta praga (https://www.drapalgarve.gov.pt/pt/servicos-e-produtos/servicos/inspecao-fitossanitaria).

O que nos pode dizer mais sobre esta praga ? Trata-se de um organismo listado pela Comissão europeia como praga de quarentena que obriga à tomada de medidas de luta com vista à sua erradicação. A reduzida experiência que temos, dada a sua introdução recente, está para já a indicar-nos que a principal época de floração dos citrinos (que ocorreu na primavera, cujos frutos estão nesta fase no tamanho de uma noz – laranjas), desenvolveu-se sem grandes manifestações de ataques deste inimigo.

→ Adquira a edição de julho 2023: