A CONSULAI apresentou esta semana, o novo projeto B-Rural. Cofinanciado pela Comissão Europeia e coordenado pela empresa de consultoria portuguesa, este projeto visa promover e potenciar o setor agrícola, ao combater o gap existente entre o mundo urbano e rural e desmistificar tendências de desinformação.

A apresentação do projeto B-Rural na AGROGLOBAL, marca oficialmente o início desta iniciativa. O B-Rural pretende entender os desafios enfrentados pelas comunidades rurais, bem como promover uma compreensão mais profunda das suas contribuições para a sociedade em geral.A abordagem divide-se em quatro eixos de atuação:

  • Auscultação de stakeholders externos e setoriais ao envolver Agricultores, através de workshops setoriais e na aposta de criação de conteúdos que desmistifiquem as tendências de desinformação associadas ao setor;
  • Dar voz ao setor com a criação de várias ferramentas. Desde uma Enciclopédia de Avaliação de Impacto da PAC (Política Agrícola Comum) para interpretar e abordar o impacto das diretrizes do PEPAC (Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, 2023 – 2027) entre os agricultores, bem como a criação de um Observatório de Impacto da PAC, garantindo assim uma monitorização constante e atualizada do desenvolvimento das diretrizes no cenário nacional. Pretende-se desta forma consolidar o B-RURAL enquanto plataforma de referência na divulgação da Política Agrícola Comum, com uma comunicação simplificada e de fácil compreensão. Assim, o projeto apresenta ferramentas de partilha e simplificação de informação e conhecimento, com dados relevantes e mensagens-chave, com o objetivo de apoiar o setor a comunicar.
  • Promover o mundo rural com a aposta em campanhas de comunicação, quer em outdoors, como nas redes sociais;
  • Aproximar a comunidade universitária ao mundo rural, através de conferências de norte a sul do país, com diversas dinâmicas e protocolos nacionais que visam estreitar a perceção do gap entre o mundo rural e o mundo urbano.
  • Informar e envolver a sociedade através da colaboração com jornalistas e líderes de opinião, o projeto pretende aumentar a consciencialização sobre as questões rurais e envolver a sociedade, enquanto agentes de partilha, na promoção deste desenvolvimento. Reforçar o papel do agricultor enquanto uma fonte de informação fidedigna é também essencial.

“A CONSULAI vem reforçar, com o lançamento deste novo projeto, o compromisso e a necessidade de comunicar mais e melhor o setor agrícola. Ao envolvermos todos, acreditamos que tem o potencial certo para ser uma iniciativa vencedora, “refere Rui Almeida, Diretor Operacional da CONSULAI.