Iniciativa anual promovida pelo BPI e pela Cofina distingue empresas, projetos e personalidades pelo seu contributo para a Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária.

  • Candidaturas abertas até 31 de outubro de 2023

Estão abertas as candidaturas à 12ª edição do Prémio Nacional de Agricultura (PNA), uma parceria entre o BPI e a Cofina (Correio da Manhã e Jornal de Negócios), que conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura e da Alimentação e o apoio da PwC. O evento de lançamento decorreu no passado dia 13 de setembro, no BPI All in One de Lisboa (Saldanha), e contou com a presença da Ministra da tutela, Maria do Céu Antunes.

O Prémio Nacional de Agricultura tem como objetivo premiar casos de sucesso da Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária, apostando, na edição de este ano, nos eixos Sustentabilidade e Inovação, em linha com os principais desafios do setor.

Categoria Sustentabilidade: reconhecimento de empresas que se distingam pelas políticas ESG (ambiente, social e governação), nomeadamente através da valorização do património ambiental, dos trabalhadores e da sociedade envolvente, incluindo a promoção da economia local e nacional.

Categoria Inovação: reconhecimento de empresas, de qualquer setor de atividade, que desenvolvam soluções disruptivas e inovadoras (processos, produtos, novos projetos) para a Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária.

Outra das novidades é a criação da categoria especial “Institucional” (por nomeação), com o objetivo de reconhecer entidades relevantes ou projetos que promovam a investigação, o conhecimento e o envolvimento do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, na procura das melhores soluções para o setor.

Tal como em edições anteriores, o PNA vai distinguir uma Personalidade pelo seu percurso e relevante contributo para os setores da Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária.

Pedro Barreto, Administrador do BPI, refere que “o PNA permite dar voz à Agricultura, reconhecendo o que de melhor se faz em Portugal neste setor. Esperamos, uma vez mais, vir a receber candidaturas de projetos inovadores e de enorme valor acrescentado. É extraordinário o esforço de investimento que está a ser feito no processo de descarbonização e de redução da pegada ecológica”.

Em 11 anos, o PNA recebeu mais de 10 mil candidaturas e atribuiu cerca de 150 prémios e menções honrosas. As candidaturas deverão ser efetuadas, até 31 de outubro, exclusivamente online, no site do Prémio Nacional de Agricultura (www.premioagricultura.pt).

As candidaturas serão avaliadas pela PwC, por Comités Técnicos e por um Júri. Os vencedores serão anunciados em fevereiro de 2024.

BPI apoia empresas do setor da Agricultura

A Agricultura é um setor prioritário para o BPI. O dinamismo e a resiliência do agronegócio nacional refletem a aposta na inovação e competitividade, que permitem que o setor se afirme com uma presença forte e crescente em Portugal e no estrangeiro.

O BPI afirma-se como um parceiro para as empresas do setor da agricultura. É banco oficial da Ovibeja (desde 2012), da Feira Nacional de Agricultura (desde 2014) e patrocinador da AgroGlobal e do Colóquio do Milho, reforçando, assim, a proximidade com o setor.

O BPI é ainda líder no financiamento de curto prazo ao setor agrícola, com uma quota de 65% no n.º total de adiantamentos de subsídios à exploração concedidos pelo IFAP e validados pela CAP (campanha de 2022, dados até 12 de outubro), e também 67% no crédito de campanha com apoio do IFAP às unidades produtivas dos setores da agricultura, silvicultura e pecuária (valores de 31 de dezembro de 2022).

Para além de um vasto conjunto de instrumentos financeiros, as empresas agrícolas encontram no BPI soluções competitivas que promovem a inovação, o apoio na transição sustentável e que se adequam às necessidades de cada negócio.

Para candidaturas e mais informações, consulte o site oficial do prémio aqui.