Autores:
Universidade de Coimbra – Luís Cunha (Coordenador do BENCHMARKS em Portugal) e José Paulo Sousa
DRAPCentro – Rosa Guilherme e Vanda Batista

O projeto visa definir e harmonizar as abordagens de monitorização da saúde do solo em toda a Europa para diferentes usos do solo (agrícola, florestal e urbano), muito focado nos problemas dos atores locais/regionais. Em Portugal será dado um enfoque aos solos agrícolas e florestais.

Participantes no primeiro Workshop

Com uma duração de cinco anos, o projeto BENCHMARKS (“Building na European network to advance soil research, monitor soil health and advocate for sustainable land use” / “Criação de uma rede europeia para avanço da monitorização da saúde do solo e defender a sua utilização sustentável”) é financiado pelo programa Horizonte Europa e visa a criação de uma rede europeia para o avanço da monitorização da saúde do solo e defender a sua utilização sustentável. O consórcio conta com 29 parceiros de 13 países europeus, incluindo universidades, institutos de investigação aplicada, pequenas e médias empresas e organizações governamentais locais. O projeto visa definir e harmonizar as abordagens de monitorização da saúde do solo para diferentes usos (agrícola, florestal e urbano), muito focado nos problemas dos atores locais/regionais. Em Portugal será dado um enfoque aos solos agrícolas e florestais.

Alinhado com iniciativas internacionais (e.g., o Observatório do Solo da UE, o projeto “EJP Soil” e o programa de monitorização LUCAS), o BENCHMARKS irá criar uma Ferramenta Integrada de Monitorização da Saúde do Solo para utilização pelos diferentes produtores e gestores do território. Esta ferramenta interativa visa monitorizar a saúde do solo englobando (1) a seleção de indicadores de saúde do solo adequados a diferentes cenários/problemáticas, (2) a avaliação e indexação da saúde do solo utilizando valores de referência, e (3) a recomendação de práticas de gestão para apoiar decisões com respeito à manutenção ou melhoria da saúde do solo.

O trabalho a desenvolver no BENCHMARKS está ancorado em 24 casos de estudo distribuídos pelas regiões da UE com vista à avaliação das práticas de gestão (agrícolas ou florestais) existentes e à implementação de outras que contribuam para a saúde do solo. As problemáticas locais que o projeto visa responder serão discutidas numa série de workshops participativos a terem lugar na região de cada caso de estudo.

Idanha-a-Nova recebeu o primeiro workshop do BENCHMARKS

O primeiro Workshop do BENCHMARKS teve lugar em Idanha-a-Nova, a 14 de julho de 2023 e foi um evento de grande relevância para discutir e promover a importância da problemática da saúde do solo, servindo de piloto para os restantes 23 workshops. O workshop contou com a presença de 39 participantes, incluindo agricultores, representantes do setor privado, atores públicos, investigadores e cidadãos comprometidos com o tema e teve como principais objetivos:

I Abordar os desafios da degradação do solo e as suas implicações para uma produção agrícola sustentável. Durante as discussões foram analisados os impactos negativos da degradação do solo e exploradas soluções para mitigar esse problema, visando garantir a sustentabilidade da produção agrícola a longo prazo (…).

→ Leia o artigo completo na edição de agosto/setembro 2023: